Skip to Content

<

Festa da Pinha

A cache by saltitona Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/29/2015
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


FESTA DA PINHA

No dia seguinte à Festa dos Maios é o dia maior da aldeia de Estoi, é o dia da “Festa da Pinha”, uma festa que se enquadra dentro da mesma tradição da festa da Primavera e do renascer da natureza, que envolve e arrebata a população da aldeia em peso e que leva ao rubro milhares de visitantes que ocorrem ao seu cortejo final. Esta festa foi criada pelos almocreves de Estoi, no âmbito dos festejos em honra da Senhora do Pé da Cruz, Padroeira da sua Confraria e terá tido origem no séc. XVII, precisamente na época da construção em Estoi da Igreja do mesmo nome e da criação da confraria a ela associada.

Diz a lenda que pernoitando na serra um pequeno grupo de almocreves acordaram a meio da noite cercados por uma enorme alcateia de lobos, como nunca se houvera visto. Aflitos e sem grandes meios de defesa, organizaram-se o melhor que puderam, invocaram a proteção à sua Padroeira, a Nossa Senhora do Pé da Cruz e aguerridamente atiraram-se aos lobos.

Milagrosamente, em resposta à sua reação e apesar da enorme diferença numérica, os lobos fugiram. Em euforia os almocreves regressaram sãos e salvos a Estoi dizendo que só o milagre da Nossa Senhora os tinha salvo.

Seguidos por toda a população dirigiram-se reconhecidos à Igreja da Padroeira, para lhe agradecer e prometeram que daí para frente e para todo o sempre e para que o milagre não fosse esquecido, iriam anualmente concretizar uma grande romaria em homenagem à Virgem.

Esta festa, que hoje tem a designação de Festa da Pinha, é uma romaria ao género das romarias espanholas, um desfile que envolve 100 cavaleiros e 30 carroças engalanados com flores, secundados hoje em dia por 30 tratores floridos também, transbordando de vida e juventude dos romeiros, nos seus trajes típicos de algarvios. Num cortejo com 1km de extensão, cumprindo uma tradição multissecular, a romaria sai de manhã da aldeia de Estoi e perfaz um passeio de 15 km, atravessando caminhos em terra, estradas concelhias e nacionais, para chegar ao Pinhal de Ludo, na freguesia de Almancil, onde se concretiza um almoço campal. Ao fim da tarde, faz-se horas do regresso e o cortejo dos romeiros torna a constituir-se.

A meio do caminho, à entrada da aldeia de Santa Bárbara de Nexe, tem uma banda filarmónica à sua espera e para cumprir a tradição, acompanhado da música, sobe à aldeia para saudar o povo dessa freguesia. Já é noite serrada quando o cortejo chega ao Coiro da Burra, a pequena povoação localizada junto à Ribeira do Rio Seco, que antecede a aldeia de Estoi. Nessa altura, os romeiros agarram e acendem os mil archotes que irão iluminá-los no desfile até à Igreja da Padroeira e assim brandindo-os no ar, enquadrados pela música da banda filarmónica e o colorido do fogo-de-artifício e elevando um grito rouco de “Viva a Pinha”, respondido em uníssono pela multidão, que os aguarda nas ruas e largos da aldeia, chegam à Igreja do Pé da Cruz, onde com o resto dos archotes, alecrim e pinhas trazidos do pinhal do Ludo, acendem uma fogueira monumental em honra da Nossa Senhora.

 

Pela noite fora, o arraial irá prosseguir no Largo Ossónoba, centro histórico da aldeia, por entre um misto de cheiros do alecrim ardido na fogueira e dos cavalos dos romeiros e a alegria de uma jornada em que se cumpriu a Festa da Vida.

A cache

A cache não se encontra nas coordenadas iniciais.

 

p hqssf oslx hmgtdqcxlx cfcfdkq unhps ef xlsf kopyq xnqft brhq gsguq. Enhbq koaqqt jhcfsontft f dnhbq xczlx tfhq qpoq gsguo xcintft

qpoq sqlfnqqt kopybro hsqbvtntnl f hpfn dhbqartntnj. Ftg brhq tngtr ef hsldqaj f dnhbq inhaht l xcht euoxbnqht p tlxsf fyfhtnly

 



This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

69 Logged Visits

Found it 61     Write note 3     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Owner Maintenance 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 4 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.