Skip to content

want to go Rio Frades Traditional Geocache

This cache has been archived.

MightyREV: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.[/quote]

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me através do mail indicado no meu perfil e refira o GC Code da cache.
Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se de uma nova cache se tratasse, com todas as implicações das Guidelines actuais.

Obrigado

[b] MightyREV [/b]
Geocaching.com Volunteer Geocache Reviewer
Revisor Voluntário em Geocaching.com

[url=http://support.groundspeak.com/index.php]Centro de Ajuda Groundspeak[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=340]Trabalhar com o Revisor[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77]Como ter uma cache publicada (mais) rapidamente[/url]
[url=http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx]As Guidelines são regras[/url]

More
Hidden : 05/18/2015
Difficulty:
5 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Rio Frades rappel pra lagoa (Cascata)

 

O Rio Frades faz as delicias dos amantes de canyoning, em Arouca.

Ao longo de milhares de anos, os rios foram cavando o seu leito desde o topo das montanhas até à foz. Até atingirem terrenos mais planos, estes rios de montanha, esculpiram o leito na rocha dura formando vales profundos e formaram quedas de água impressionantes quando o desnível a isso o obrigava.

É por este cenário, quase primitivo e de regresso ao começo dos tempos que se vai desenrolar a acção.

No Rio de Frades em plena Serra da Freita encontre a mistura perfeita entre natureza e aventura em águas cristalinas.

 

Caracterização: 

Este rio fica localizado a cerca de 10 km a 

sudeste de Arouca, na vertente nordeste da Serra da Freita. O Rio de Frades é um afluente do rio Paivô com uma bacia vertente de cerca de 14 km2, com o 
ponto culminante aos 1097m e o mais baixo na confluência com o rio Paivô aos 240m. Embora nasça numa zona granítica, os seus dois itinerários de canyoning desenvolvem-se zonas constituídas por xistos. 
É um canyon muito interessante e técnico, constituído por dois troços distintos. 1º troço - ponte de Tebilhão (820m) até ponte do 
trilho que liga Rio de Frades a Cabreiros (450m).2º troço - desta segunda ponte (450m) até ao túnel
ou às minas de Rio de Frades (370m ou 320m).A qualidade e visibilidade da água é bastante boa,não existindo grande problema com poluição.
Do ponto de vista da flora, as vertentes encontramse bastante desflorestadas, predominando o mato com alguns bosques de pinheiro e eucalipto e alguns carvalhos (Quercus Robur) que constituem relíquias da floresta primária. Junto à linha de água, a vegetação é bastante mais densa e rica, podendo observar-se muitas árvores de folha caduca como o Freixo (Fraxinus angustifolia) o Amieiro (Alnus glutinosa) e o Salgueiro (Salix atrocineria). O Rio Frades é o local indicado para pessoas que já tiveram uma primeira experiência à Actividade de Canyoning. Esta descida do rio é feita a pé e com recurso a saltos com diversas alturas para a água e/ou manobras de cordas.Trata-se de uma actividade que leva cerca de 4 a 7 horas a realizar.
 
 
 

Advertências

A maneira mais segura de realizarem o percurso completo é através de canyoning, sendo que se desaconselha a ida sem material às geocaches cuja dificuldade de terreno seja 5. Desta forma, desejamos apenas que desfrutem tanto do local como nós.
Caso não consigam suster a vontade e decidam arriscar sem material de apoio, deverão ter muito cuidado!
De um modo geral, a localização das geocaches reflecte o trajecto aconselhado a seguir.
O percurso não é aconselhável a pessoas com vertigens e exige destreza física.
Esta subida/descida é um desafio tanto físico como mental, já que é possível que venham a viver sensações tão díspares como o deslumbramento pela descoberta e o arrependimento ao perceberem por onde terão de passar.
Não devem fazer o percurso sozinhos ou tão pouco de noite. É desaconselhada ainda a ida no Inverno ou em dias chuva.

Como a descida/subida é ao longo de uma depressão montanhosa, dificilmente terão rede de telemóvel
Dado o relevo do local, o erro do GPSr é muito superior ao habitual, pelo que devem fazer o trabalho de casa. Alguma dúvida, não hesitem em contactar

Por favor façam esta cache sempre em segurança máxima em caso de duvida não desçam...

Obs: É favor deixar tudo como encontraram, e não proceder a alterações sem o meu consentimento.

Uma cache by: Jsousa40

 

 

Additional Hints (Decrypt)

Yrirz zngrevny qr rfpevgn

Snçnz rz frthenaçn zákvzn

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)