Skip to content

<

São Cristovão - Rede Natura (PR3 MMN)

A cache by RuiJSDuarte Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/03/2016
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

São Cristovão - Rede Natura (PR3 MMN - Ribeira de São Cristovão)

'O Sítio de Cabrela, com uma área total de 56555 hectares, abrange parte dos concelhos de Montemor-o-Novo, Viana do Alentejo e Alcácer do Sal, estendendo-se entre altitudes de cerca 25 metros até aos 200 metros, numa região tipicamente mediterrânica.

Na área predominam os montados de azinheira, alguns de sobreiros e montados mistos de azinheiras e sobreiros. Nas encostas mais declivosas ocorrem azinhais e medronhais, encontrando-se as galerias ribeirinhas, em geral, em bom estado de conservação.

O Sítio é uma área importante para a conservação do lince-ibérico na região do Vale do Sado, dado que apresenta ainda manchas muito bem conservadas de vegetação natural que constituem um bom habitat para a espécie.

A maior parte da área é propriedade privada, destacando-se como elementos de vulnerabilidade aos objectivos de conservação a intensificação da actividade agrícola e florestal, a destruição do coberto vegetal natural e a inadequada gestão cinegética, salientando-se aqui as actividades de furtivismo. Decorrendo destes factores, verifica-se uma escassez de populações-presa do lince-ibérico, que poderão colocar em risco a já escassa população deste felídeo, actualmente estimada em cerca de 8 a 10 indivíduos.'

Retirado de Vila Cabrela

A cache

Esta geocache Tradicional destina-se a dar a conhecer mais um dos Percursos Pedestres de Cabrela (o PR3 MMN) inserido na Rede Natura 2000 e desenvolve-se ao longo de cerca de 7 quilómetros, circulares (o trajecto pode e deve ser descarregado AQUI).

O container foi colocado perto do 'final', se optarem por cumprir o trajecto no sentido dos ponteiros do relógio. O objectivo seria fazer o trajecto todo mas podem, obviamente, começar pelo final, indo apenas até à cache.

A principal razão para a cache ter ficado neste gz foi terem vedado, vedado mesmo, dois pontos junto da ribeira. Assim, nessa zona vão a contar com ter de passar por baixo da vedação em ambos os locais (a vedação permite-o, está levantada), ou arranjarem local alternativo para passar, na outra margem da ribeira. Para aceder ao gz, vindo directamente da aldeia, terão de passar duas ou três cancelas (estas sim, operacionais), onde ainda se podem ver as marcas de Percurso Pedestre.

A ter em atenção que por ambos os lados terão de passar várias cancelas e de que as devem deixar como as encontraram... isto quer dizer que o encontro com gado de grande porte é uma grande possibilidade e que devem ter isso em real consideração (na altura da colocação da cache não vi um único bovino, mas vi muitos indícios da sua existência). NÂO levem convosco, nem crianças nem animais!

Aconselho que descarreguem o PDF com o roadbook DAQUI e que o levem com vocês para apoio, juntamente com o trilho do Wikiloc disponibilizado atrás.



This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.