Atenção: A cada registo online deverá sempre corresponder o respetivo registo físico do mesmo nick. Dito isto, não admitiremos registos de tours e/ou nicks fictícios nas nossas caches pelo facto dos mesmos não corresponderem a contas oficiais de geocaching. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados!
Tenham muita atenção aos muggles, especialmente nesta altura em que por ali andam a decorrer obras!
Esta cache está integrada num projeto intitulado [O regresso], que pretende repor caches em locais de assinalado interesse, por onde já passámos, e que por uma qualquer razão viram a sua cache desaparecer.
É o regresso destes locais ao fantástico mundo do geocaching...
Estação de Caminhos de Ferro de Fronteira
[Fronteira]
O GeoCaching tem destas coisas, leva-nos a sítios que nunca pensaríamos em visitar como por exemplo antigas Estações de Caminhos de Ferro. Se não tivesse sido esta atividade teríamos perdido, sem qualquer dúvida, lindos monumentos ferroviários, alguns deles, completamente abandonados.
O que mais nos impressionou quando encontramos esta estação foi a beleza dos seus azulejos. Estes azulejos apresentam retratos da vida agrícola no Alentejo em belos tons azuis, sépias e amarelos. Deslumbrantes! Ficamos verdadeiramente encantados quando encontramos a cache que ali nos tinha levado. Foi uma verdadeira surpresa! Fartamo-nos de tirar fotografias e pensar “ Como é que é possível que estes edifícios não sejam reaproveitados? ”.
Ao descobrimos que a cache tinha sido arquivada não nos restou qualquer dúvida que seria uma pena que outros não tivessem o privilégio que tivemos ao conhecer esta Estação e assim decidimos inclui-la no nosso projeto “O Regresso”. Recuperámos o antigo container que ainda por lá andava e pusemo-lo de novo a uso, com a devida autorização do antigo owner.
Na pesquisa para elaboração deste listing encontramos pormenores deliciosos, não só sobre a Estação em si mas também tivemos um vislumbre de como era a vida quotidiana na época em que a Estação ficou concluída ao consultar a “ Gazeta dos Caminhos de Ferro” datada de 1 de fevereiro de 1933 em que se apresenta a mesma. Descobrimos também que esta encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Municipal.
Pormenores deliciosos
Sobre a Estação
A Estação já estava concluída em fevereiro de 1933 e fazia parte do Ramal de Portalegre que fazia a ligação entre Estremoz e Portalegre. Infelizmente encontra-se desativada por falta de passageiros.
O complexo da Estação é composto por um edifício de passageiros, habitações para funcionários, várias instalações de serviço (como por exemplo um reservatório de água ou um cinzeiro para a limpeza das locomotivas). Existem 5 vias, uma das quais para efetuar manobras e outra de mercadorias.
Na realidade, a Estação é constituída por dois edifícios, um mais largo de um só piso em imitação do estilo de casa portuguesa dos séculos XVII e XVIII, que servia de Estação (edifício de passageiros), e outro com dois pisos que servia de habitação ao pessoal graduado. Tanto um como o outro estão decorados com belos azulejos que recobrem as paredes exteriores da rua e da gare. Estes azulejos são da autoria de Leopoldo Battistini, artista italiano (1865 - 1936) que teve reconhecido mérito na produção de azulejos.
Muito mais haveria para dizer sobre a Estação de Fronteira, mas vamo-nos ficar por aqui...
Para saber mais:
http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/GazetaCF/1933/N1083/N1083_master/GazetaCFN1083.pdf
http://193.137.22.223/pt/patrimonio-educativo/museu-virtual/exposicoes/a-instituicao-do-ensino-tecnico-em-portugal-no-sec-xix/leopoldo-battistini/
http://www.cm-fronteira.pt/pt/component/phocadownload/.../34-noticias?...
Atenção! Embora o local normalmente não seja muito frequentado, tenham especial cuidado com os muggles. Lembrem-se que a longevidade das caches depende sempre da vossa forma de cachar! Pensem nos owners e nos restantes geocachers e não arrisquem expor a cache só para terem mais um smile no mapa.
Boa cachada!
VillEcoueR
PS: levem material de escrita porque não existe no container.