Margens do Tâmega é um conjunto de caches que tem como objetivo dar a conhecer as margens do Tâmega, desde a Alameda do Trajano até ao Açude de Vila Verde.
O percurso caracteriza-se pelas diversas paisagens inseridas na Veiga de Chaves, e claro, o Rio Tâmega. Parte do percurso é efetuado no Polis Chaves e outra parte em caminhos de terra batida, onde a beleza da natureza e dos sons envolventes se tornam uma constante.
Pretende-se proporcionar divertidos momentos de geocaching e de contacto direto com a natureza.
Desfrute plenamente deste passeio, em BTT ou a pé
Aconselhamos a fazer o power trail (PT) pelo número sequencial das caches.
Respeite a natureza, NÃO DEIXE LIXO! Se possível recolha algum que possa encontrar pelo caminho.
As Poldras
Preservadas durante milénios as Poldras de Chaves continuam a ser atualmente local de visita e passagem obrigatória para quem visita a cidade. A belíssima envolvente das margens do rio Tâmega é um bónus inesperado.Afinal o que são as poldras perguntam os desconhecedores de tal palavra.. Antes da avançada engenharia na construção de pontes houve a necessidade de atravessar riachos ou ribeiros de pequeno caudal onde pedras (Poldra ou Alpondra) estrategicamente colocadas permitiam a passagem de uma pessoa a pé, reduzindo assim longas distâncias para uns escassos metros. Hoje o seu uso é praticamente destinado ao turismo.
A CACHE:
O contentor não é a habitual caixa de plástico, deve manuseá-lo com cuidado para não o danificar.
Não tem muito espaço disponível para as habituais trocas.
Seja discreto na procura, recolha e reposição da cache. Se verificar que não é oportuno retirar o contentor sem chamar a atenção, por favor espere ou volte mais tarde.
Ao recolocar o contentor no seu esconderijo, deixe-o devidamente fechado e acondicionado de forma a que não dê nas vistas. A longevidade desta cache depende disso!
Pode e deve publicar fotos, desde que estas não identifiquem a localização da cache e/ou o contentor.
Respeite sempre a cache e a área envolvente.
|