Skip to Content

<

Arenitos da Arrociada - DP/EC 90

A cache by Adopted from Berlaita - Thank you Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/02/2016
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Arenitos da Arrociada



Esta Earthcache vai levar-vos a um local muito peculiar, sito em Olhos de Água no concelho de Palmela onde podem observar diversos fenómenos Geológico.

Espero que se divirtam na conclusão desta Earthcache e desfrutem deste recanto.



Arenito

O termo arenito corresponde à areia litificada. O Arenito resulta da compactação e litificação de areias compostas por quartzo, feldspato e minerais de origem ígnea. Foi classificado com base em diagramas triangulares, considerando apenas as frações detríticas e os três componentes principais: quartzo, feldspato e fragmentos de rocha. Nessa classificação o critério mais importante é a composição mineralógica. Posteriormente, foi introduzido o tamanho dos grãos como critério, gradando de areias a argila; e ainda a abundância de argila como índice de maturidade.



A maturidade dos arenitos é atingida de duas formas:
Quimicamente

Os sedimentos são formados a partir da rocha-matriz. Por ações intempéricas os minerais relativamente instáveis são destruídos e os minerais quimicamente mais estáveis são enriquecidos proporcionalmente. O quartzo é o mineral estável mais abundante e o feldspato é um exemplo de mineral instável em clima quente e húmido, sendo transformado em argila. Portanto o índice de maturidade mineralógica de uma rocha pode ser expresso pela razão quartzo/feldspato.

Fisicamente

A maturidade textural ou física descreve as mudanças texturais que um sedimento sofre, desde a desagregação das rochas, erosão e transporte, até a deposição. Essas alterações envolvem tanto o grau de seleção da fração arenosa quanto o decréscimo da quantidade de matriz (síltico-argilosa).
A maturidade textural e a mineralógica ocorrem durante o percurso de transporte dos sedimentos. Portanto, em geral, uma areia fisicamente madura é também quimicamente madura. Isso porque a composição mineralógica é bastante dependente da proveniência, enquanto a composição textural é mais o resultado de processos de transporte e deposição.



Arenito quartzoso

Eles constituem os produtos finais de evolução de sedimentos arenosos, apresentando na fração detrítica mais de 95% de quartzo. Sua cor é em geral branca, podendo ser rósea ou avermelhada (devido ao revestimento de hematita que envolve os grãos). Geralmente são originários de margens de cursos de água ou mesmo da orla maritima.

Arcose

A Arcose ou arcósios ou também chamados de arenitos arcosianos, é uma rocha sedimentar detrítica composta por grãos de quartzo, feldspatos, alguns fragmentos líticos e um cimento ou matriz inferior a 15%, na verdade um arenito com um teor de feldspato superior a 25%.
É uma rocha muito imatura mineralogicamente e seus componentes detríticos podem ser de origem ígnea ou metamórfica.
O arcósio típico é uma rocha de granulação grossa e coloração cinza ou rósea-avermelhada, esta última atribuída a fragmentos de feldspatos potássicos.

Arenito lítico

O Arenito lítico é caracterizado por conter mais de 25% de partículas detríticas de fragmentos de rochas, e por ter pouca ou nenhuma matriz. Apresentam em geral cor cinza e abundantes partículas líticas, constituídas principalmente de rocha sedimentares (folhelho, siltito, arenito), metamórficas de baixo grau (ardósia, filito, mica-xisto) e ígneas.

Grauvaque

O Grauvaque é de coloração cinza-média à escura, compostas de grãos com granulometria variada. A fração arenosa tem quartzo, e proporções variáveis de feldspatos e partículas líticas, além de micas detríticas. Partículas de rochas predominantes são as de folhelho, siltito, ardósia, filito e mica-xistos, que emprestam a cor escura e formam uma pseudomatriz com a compactação.

Enquadramento Geológico

A Bacia Terciária do Tejo-Sado constitui uma depressão alongada na direcção NE-SW, que é marginada a W e N pelas formações mesozoicas da orla ocidental, a NE e E pelo substrato hercínico e a Sul comunica com o Atlântico na península de Setúbal.
O enchimento é constituído por depósitos paleogénicos, miocénicos e pliocénicos, recobertos em quase toda área por depósitos quaternários. De acordo com Víctor et al., 1980 e Ribeiro et al.,1676, a espessura total dos depósitos cenozoicos da bacia pode atingir os 1400 m entre Benavente e Coruche, podendo o Neogénico atingir 1200 m.
Nos pontos mais elevados da Península de Setúbal, formando cabeços dispersos pela planície, nomeadamente a NW e SE de Palmela, observa-se uma formação de matriz areno-argilosa vermelha, com fracção grosseira abundante, constituída por calhaus predominantemente de quartzo anguloso a sub-anguloso, cuja espessura não ultrapassa 30 a 40 metros. Formação vermelha de Marco Furado (Azevedo, 1982).
O Paleogénico é constituído por arcoses, depósitos conglomeráticos, arenitos arcósicos e argilitos e calcários margosos.

Para concluir esta Earthcache, terá que me enviar por email as respostas as seguintes perguntas:


1- Explique por palavras suas como se formou esta rocha e qual o nome deste processo?
2- Qual a cor deste Arenito e qual o elemento define a sua coloração?
3- Quanto ao tamanho do grão deste arenito, como se pode classificar, grosso, médio ou fino?
4- Qual o diâmetro da chaminé ferrosa existente no local?
5- Que altitude que marca no seu GPS?

Qualquer logue ao qual eu não tenha recebido as respostas associadas ao mesmo será apagado sem aviso prévio.




Additional Hints (Decrypt)

Yrirz svgn zrgevpn

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

86 Logged Visits

Found it 81     Write note 1     Archive 1     Unarchive 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 13 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.