Skip to content

<

PR1 - Trilho de Mação

A cache by ArqueoLobo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/28/2015
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


PR1 - Trilho de Mação



O objectivo desta cache é dar a conhecer o primeiro percurso pedestre de pequena rota do concelho de Mação. Este percurso alterna entre a vila e os espaços rurais envolventes sendo o seu ponto alto a vista panorâmica do Cabeço da Cruz.

Para primeiro percurso pedestre foi escolhida uma opção pouco natural, vamos a ver se os próximos percursos a implementar aproveitam as enormes potencialidades ambientais e paisagísticas do concelho.

A cache encontra-se a alguns metros do trilho e trata-se de um pequeno container reciclado sem qualquer camuflagem, se o que procuram são containers elaborados posso sugerir outras caches da região.

A descrição do percurso apresentada a seguir foi retirada do folheto informativo que podem obter no posto de turismo de Mação. O percurso proposto para esta cache percorre o trilho no sentido inverso ao apresentado na descrição.


Descrição do Percurso


O PR1 "Trilho de Mação" tem início no Largo dos Bombeiros Voluntários de Mação, junto ao Posto de Turismo, onde está colocado o painel informativo.

Este é um percurso pedestre circular em redor de Mação, que pode ser iniciado em qualquer lugar por onde se passe, com a seguinte descrição.

Tomando o sentido Este, atravessando a Avenida Vicente Mendes Mirrado, segue-se por um estradão florestal na direcção do Vale Perto. Após 210m neste estradão, antes de atingir o Vale Perto, vira-se à esquerda e sobe-se em direcção à Rua das Fábricas. Corta-se à direita no sentido de Casas da Ribeira. Ao fim das últimas casas da Rua das Fábricas toma-se o sentido do Bairro André Loja.

Atingido o Bairro André Loja, toma-se o sentido virado a Norte, a subir até chegar ao Cabeço da Cruz (Alt. 390m), onde em dias claros se pode disfrutar da imensa paisagem. Saindo daqui no sentido Oeste percorrem-se cerca de 600m, seguindo um caminho à esquerda até se ver a serração da Aji, e desta até se atingir a Avenida de São Miguel.

Na Avenida de São Miguel, segue-se a direcção do Cadouço e deste até se chegar à Urbanização dos Atoleiros caminham-se 600m. Daqui parte-se em direcção à Rouquina e ao Vale da Gueifoa para se chagar à estrada alcatroada (Caminho Municipal 1271-1).

Tomando a direita e andando 150m, passando sob o Ribeiro de Mação, corta-se à direita para apanhar o caminho da Ventosa, até ao Cais Cordeiro. Daqui até se atingir o Sto. António são cerca de 850m em piso de alcatrão, mais 400m até Seca e Meca e mais 400m até à Capela de Sto. António.

Continuando este PR1 descemos pelas Escadinhas de Sto. António e caminhamos no sentido da Ponte Romana sob o Ribeiro de Mação, que atravessamos para começar a subir a Calçada da Azinhaga do Ribeiro que nos leva ao Jardim Municipal de Mação.

Deste Jardim sobe-se até atingir a Biblioteca e o Auditório de Mação. Logo depois cortando à direita, junto à Capela de São Sebastião, desce-se para a Fonte do Forno. Chegados aqui sobe-se para a Bufareira, virando à esquerda e caminhando 370m. Voltamos a cortar novamente à esquerda e caminhamos mais 330m até às Encruzilhadas. Daqui sobe-se à Rua João Paulo II, corta-se à esquerda, sobe-se até ao miradouro e à Capela do Calvário.

Iniciamos a descida das escadas do Calvário, que nos leva até ao ponto de início, o Largo dos Bombeiros Voluntários de Mação.



Dados Técnicos

Distância: 13,4 km
Tipo: Circular
Ganho/Perda de Elevação: 276 m
Dificuldade: Moderada
Tipo de piso: Varia entre asfalto, caminhos tradicionais e caminhos empedrados

Podem fazer o download do track aqui

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.