Penha Longa
Actividades económicas: Agricultura / Construção Civil
Festas e Romarias: Santa Maria Maior ( 15 de Agosto), S. Brás ( 1º Domingo de Fevereiro) e Senhora da lapa ( 2º Domingo de Setembro)
Património cultural e edificado: Igreja matriz, escultura do monte Eiró, casas de Avelosa, Cardia, Carrapatelo, Sardoeira e Sardeirado
Outros locais de interesse turístico: Barragem do Carrapatelo
Tendo uma área de 1079 ha, a freguesia de Santa Maria de Penha Longa, é uma freguesia do concelho de Marco de Canaveses, no distrito do Porto que tem por orago Santa Maria Maior. Situada na margem norte do rio Douro. Penha Longa possui características geográficas específicas desta zona: é íngreme, escarpada e rematada por inúmeros cabeços de granito. Apesar de ser uma freguesia tradicionalmente rural, Penha Longa tem vindo a desenvolver-se a nível de serviços, e de mão de obra qualificada, espelhando-se este facto na melhoria económica e social da população.Esta freguesia, tal como o nome parece indicar, situa-se na margem Norte do rio Douro, estendendo-se por uma paisagem íngreme e montanhosa. Está inserida no concelho de Marco de Canaveses, desde 1853.
Igreja Paroquial de Santa Maria Maior
A igreja Paroquial de Santa Maria Maior em Penha Longa é citada já desde 1130 quando neste testemunho, D. Afonso Henriques faz doação a Mendo Moniz e a D. Goma Mendes, sua mulher, da Igreja de Santa Maria. Entre outros terrenos como algumas herdades na “villa” rústica de Poiares.
No ano de 1258 é referenciada nas Inquirições de D. Afonso III e já anteriormente em 1162, é mencionada outra doação, presente no Livro dos testamentos do Mosteiro de Paço de Sousa. A este era doada, por Maior Mendes, filha de Mendo Moniz, um quarto da igreja de Penha Longa e de S. Tomé de Agrela.
A Igreja de Santa Maria Maior, tem os seus tectos em madeira enquanto o seu Altar-Mor, é todo ele em talha renascentista.