Penha Longa
Actividades económicas: Agricultura / Construção Civil
Festas e Romarias: Santa Maria Maior ( 15 de Agosto), S. Brás ( 1º Domingo de Fevereiro) e Senhora da lapa ( 2º Domingo de Setembro)
Património cultural e edificado: Igreja matriz, escultura do monte Eiró, casas de Avelosa, Cardia, Carrapatelo, Sardoeira e Sardeirado
Outros locais de interesse turístico: Barragem do Carrapatelo
Tendo uma área de 1079 ha, a freguesia de Santa Maria de Penha Longa, é uma freguesia do concelho de Marco de Canaveses, no distrito do Porto que tem por orago Santa Maria Maior. Situada na margem norte do rio Douro. Penha Longa possui características geográficas específicas desta zona: é íngreme, escarpada e rematada por inúmeros cabeços de granito. Apesar de ser uma freguesia tradicionalmente rural, Penha Longa tem vindo a desenvolver-se a nível de serviços, e de mão de obra qualificada, espelhando-se este facto na melhoria económica e social da população.Esta freguesia, tal como o nome parece indicar, situa-se na margem Norte do rio Douro, estendendo-se por uma paisagem íngreme e montanhosa. Está inserida no concelho de Marco de Canaveses, desde 1853.
Capela de São Sebastião
Na capela de S.Sebastião em Penha Longa, no lugar de S.Sebastião, existe um santo: São Brás. Este santo era muito procurado pelo povo para a cura de doenças da garganta e a ele dedicavam as suas orações para que o mal que tinham desaparecesse.
Narra a lenda que o santo ao regressar à sua cidade, para a nova missão de “pastorear um rebanho”, encontrou uma pobre mulher que lhe apresentou o filho, que tinha uma espinha entalada na garganta. A criancinha estava já roxa e agonizante quando o santo se acercou dela. Pôs-lhe as mãos nas faces e garganta e, depois de umas orações, deu-se o milagre: o rebento depressa recuperou o brilho dos olhos e acenou com gratidão a quem lhe fizera desaparecer o mortal padecimento.
No dia 3 de Fevereiro (dia de São Brás), realizava-se uma festa em honra deste santo, festa essa que não se realiza há vários anos.
Agora Junto da Capela existe um pequeno nicho da Nossa Senhora de Fátima.
Sobre a cache:
Para a cache encontrar não é necessário qualquer estrago no meio onde esta se encontra.
A cache contém logbook e algum espaço para possíveis trocas.
É necessário levar material de escrita.