Traditional Geocache

#035 Pouca Terra

A cache by os amigos da cp Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 8/14/2015
In Coimbra, Portugal
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


POUCA TERRA

A LINHA ERA COMPOSTA PELAS SEGUINTES ESTAÇÕES E APEADEIROS:

 

Coimbra-B

Souselas

Pampilhosa

Mala

Silvã-Feiteira

Enxofães

Murtede

Cordinhã

Cantanhede

Limede-Cadima

Casal

Arazede

Bebedouro

Liceia

Santana-Ferreira

Costeira

Alhadas

Maiorca

Figueira da Foz

A HISTÓRIA DE UMA LINHA

Em 3 de Agosto de 1878, foi assinado um contrato entre o Governo Português e a Société Financière de Paris, para a construção e exploração de uma ligação ferroviária entre Pampilhosa e Vilar Formoso; para este fim, foi formada a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta.

Já nesta altura, se ponderava continuar a Linha da Beira Alta da Pampilhosa até à cidade de Figueira da Foz, de forma a poder escoar os produtos daquela linha através do seu porto marítimo; no entanto, este projecto entrava em conflito com as pretensões da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, que também estava a planear uma ligação à Figueira da Foz, como tinha sido estipulado num contrato de 14 de Setembro de 1859.

Mesmo assim, foi aberto o concurso para o troço entre a Pampilhosa e a Figueira da Foz, tendo a Companhia da Beira Alta requerido apenas metade do subsídio governamental que tinha sido oferecido à Companhia Real, e, em 30 de Agosto de 1879, prescindiu totalmente dos apoios estatais. A Junta Consultiva das Obras Públicas autorizou, assim, este projecto, tendo o contrato provisório sido assinado no dia 31 de Outubro; este documento foi apresentado às cortes em 19 de Janeiro de 1880 e imediatamente aprovado, tendo sido promulgado por uma lei de 31 de Março. As obras deste ramal iniciaram-se oficialmente em 10 de Agosto desse ano. A Companhia Real ainda apresentou uma reclamação, que foi indeferida pelo Tribunal Arbitral em 7 de Outubro do mesmo ano.

O primeiro troço da Linha da Beira Alta, entre a Pampilhosa e Vilar Formoso, foi aberto à exploração, de forma provisória, em 1 de Julho de 1882; a ligação entre a Figueira da Foz e a Pampilhosa foi inaugurada oficialmente, junto com o troço já aberto, no dia 3 de Agosto do mesmo ano, sendo, assim, considerada completa a Linha da Beira Alta. A cerimónia contou com a presença do rei D. Luís.

Este ramal melhorou consideravelmente as relações da Figueira da Foz com as Beiras e Espanha, tendo contribuído decisivamente para o aumento das actividades turísticas na época balnear ; facilitou, igualmente, o transporte de mercadorias de e até à Figueira da Foz, que até aí era realizado principalmente pelo Ramal de Alfarelos. Com efeito, possibilitou uma maior penetração dos produtos daquela cidade, nomeadamente o sal, carvão, cal e peixe, em todo o país, especialmente nas Beiras, e em Espanha. No entanto, entrou em concorrência com a cabotagem costeira , tendo contribuído para o declínio da actividade marítima.

Em 2 de Maio de 1930, foi assinado um contrato de trespasse, que estipulava a transição da exploração e do material circulante da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta para a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses; no entanto, só em 28 de Fevereiro de 1946 é foi executada a escritura, para a transferência da exploração.

Em 2007, esta ligação foi alvo de vários investimentos, nomeadamente num parque industrial junto à Pampilhosa, na supressão de passagens de nível, na Estação de Cantanhede, e no rebaixamento do Túnel de Alhadas.

Em 5 de Janeiro de 2009, o ramal foi totalmente encerrado ao tráfego ferroviário pela Rede Ferroviária Nacional por motivos de segurança, devido à antiguidade dos carris utilizados na maior parte do percurso. Em substituição dos serviços ferroviários, iniciaram-se várias carreiras de autocarros; estes apresentavam uns horários mais apropriados às necessidades das populações dos que os comboios, cujos horários, no final, já não se adequavam à procura. Previa-se que o investimento necessário para a remodelação do ramal seria de cerca de 35 milhões de Euros.

Iniciaram-se, assim, as obras de modernização, prevendo-se, em 2009, a reabertura para 2011; no entanto, os trabalhos foram suspensos, pelo que, em Janeiro de 2011, o Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre os prazos de execução da obra.

Em Maio, um grupo de trabalho da Assembleia Municipal de Mealhada organizou um debate público, para promover a modernização e reabertura deste ramal, defendendo que traria um maior desenvolvimento económico à região, e beneficiaria as populações; por outro lado, o comboio também era utilizado para o acesso às praias, o que prejudicou o movimento durante a época balnear.[7] Em termos de movimento de mercadorias, argumentou-se que este eixo facilitaria o transporte de carga do Porto de Figueira da Foz para a Europa e o resto do país, seria essencial à então projectada plataforma logística rodo-ferroviária na Pampilhosa, uma vez que permitia o acesso ao porto, e beneficiaria a zona industrial de Cantanhede.

A requalificação e reabertura deste ramal também foi discutida em Setembro, numa reunião em Mira, que envolveu representantes do Partido Socialista, Partido Nacional Renovador, Partido Comunista Português, Bloco de Esquerda, e do PCTP/MRPP.[6] O Partido Nacional Renovador realizou, em 2011, uma campanha de sensibilização nas localidades anteriormente servidas por este caminho de ferro.

Em Dezembro do mesmo ano, a operadora Comboios de Portugal anunciou que, devido à suspensão do processo de reabertura desta ligação, iria terminar os serviços alternativos, por via rodoviária, a partir do dia 1 de Janeiro de 2012.

Em Março de 2013, a Rede Ferroviária Nacional começou a levantar os carris e as travessas da via neste ramal, argumentando que esta era a melhor forma de proteger os seus activos, face às várias tentativas de roubo que foram feitas.

In: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ramal_da_Figueira_da_Foz

http://os-caminhos-de-ferro.blogspot.pt/2012/04/ramal-da-figueira-da-foz-um-pouco-de.html

TENS A OPORTUNIDADE DE VIR FAZER ESTE PERCURSO CAMINHANDO... NÃO SEI SE O FIZESTE ALGUMA VEZ DE COMBOIO, MAS LOGO O DIRÁS NO TEU LOG QUE DESEJAMOS SER COM SUCESSO, QUEM SABE UM DIA...!!! NÃO O FARÁS DE BTT.

COMO TODOS DEVEM IMAGINAR, TRATA-SE DE UM PERCURSO MUITO EXTENSO E COM UMA DUREZA CONSIDERÁVEL, PELO QUE RECOMENDAMOS PRECAVEREM-SE DE CALÇADO E VESTUÁRIO CONFORTÁVEL E APROPRIADO PARA TRAIL/CAMINHADA, LEVAREM MANTIMENTOS E ÁGUA OU OUTRAS BEBIDAS QUE CONSIDERAREM NECESSÁRIAS PARA COMPENSAREM A DESIDRATAÇÃO PROVOCADA PELO ESFORÇO.

TODAS ESTAS CACHES FORAM COLOCADAS DE FORMA SEMELHANTE, SÃO DADAS, EM CADA LISTING INDIVIDUALMENTE, AS DICAS NECESSÁRIAS AO COMPLEMENTO DESTA INFORMAÇÃO, NÃO FORAM CRIADAS DIFICULDADES EXTRA, PELO QUE, BASTA VIRES PREPARADO PARA CAMINHAR (MUITO) POR TERRENOS IRREGULARES, AO SOM DA NATUREZA E RESPIRANDO-LHE O AR PURO.

A CACHE:

APENAS CONTEM LOGBOOK, DEVEM FAZER-SE ACOMPANHAR OBRIGATORIAMENTE POR MATERIAL DE ESCRITA, (POR FAVOR NÃO USEM AUTOCOLANTES) ACEITAMOS REGISTOS DE TOUR/GRUPO PARA FACILITAR, OCUPAR MENOS ESPAÇO DE LOG E SER MAIS RÁPIDO, QUER POR ESCRITO OU CARIMBOS, MAS DEPOIS INFORMEM-NOS DE FORMA CLARA E INEQUÍVOCA QUEM SÃO OS GEOCACHERS QUE VOS ACOMPANHARAM.

COMPLEMENTEM OS VOSSOS LOGS COM FOTOS, MUITAS FOTOS…!!! POIS ESTARÃO DESTA FORMA A CONTRIBUIR PARA SALVAGUARDA DA HISTÓRIA DE TODA ESTA INFRA-ESTRUTURA E DOS DIVERSOS LOCAIS POR ONDE PASSA.

CHEGOU A HORA DE VIRES FAZER PARTE D’OS AMIGOS DA CP!!!

ESPERAMOS CÁ POR TI!!!

PRONTO PARA A AVENTURA!?

DUVIDAS, SUGESTÕES, RECLAMAÇÕES E INFORMAÇÕES POR EMAIL: osamigosdacp@gmail.com

Additional Hints (Decrypt)

Ab gbcb qn fhyvcn

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)

 

Find...

151 Logged Visits

Found it 149     Publish Listing 1     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 3/27/2017 3:22:16 PM Pacific Daylight Time (10:22 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum