Em Almeirim, freguesia de Casével, a 6 quilómetros da sede de concelho, a Ermida de São Sebastião é em muito semelhante à sua homónima de Castro Verde.
Foi erguida no monte das Bicadas, em local amplo e isolado, remontando a sua origem aos séculos XVII e XVIII.
Tem planta rectangular e arquitectura exterior de grande simplicidade, destacando-se, na porta de entrada, a barra azul que a emoldura.A fachada principal é triangular, com telhado de duas águas.
No interior, possui uma só nave com capela-mor, bem ao estilo maneirista.
No retábulo (Retábulo do espanhol retablo é uma peça-de-altar de madeira, mármore ou de outro material, com lavores, que fica por trás ou acima do altar e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em relevo), podem apreciar-se pinturas em trompe-l’oeil (Trompe-l'oeil é uma técnica artística que, com truques de perspectiva, cria uma ilusão ótica que faz com que formas de duas dimensões aparentem possuir três dimensões.
Provém de uma expressão em língua francesa que significa "engana o olho" e é usada principalmente em pintura ou arquitetura.Modesta e de pequenas dimensões, integra-se, como muitas outras ermidas do Baixo Alentejo, num estilo arquitetónico típico, de carácter popular.
|