Igreja Paroquial ou Igreja de Santa Catarina
A Igreja de Santa Catarina, constitui-se como um curioso exemplar de arquitectura religiosa que reflecte os mais diversos períodos históricos atravessados pelas gentes da Freguesia.
Por exemplo seguindo o estilo Manuelino, ou se quisermos, o gótico internacional, deparamos com uma verdadeira homenagem a um monarca que tanto impulsionou a Arte Portuguesa, D. Manuel.
Quando admiramos a belíssima capela baptismal da igreja paroquial de Quintos, podemos apreciar uma arquitectura inspirada nos modelos conimbricences do século XVI, os quais tiveram a sua raiz no tempo do Monarca D. Manuel, o qual, aliás, podemos sublinhar, viveu muito pouco tempo em Beja. Identificando o estilo manuelino nesta igreja, podem, igualmente, ser apreciadas, duas taças para água benta, em calcário regional.
Do período intenso das conturbações provocadas pelas guerras da restauração, ou seja no século XVII, a igreja, como não será de estranhar, não revela pormenores arquitectónicos dignos de grande destaque.
Quintos foi uma freguesia portuguesa do concelho de Beja, com 140,08 km² de área e 255 habitantes (2011). Densidade: 1,8 hab/km².
Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia de Salvada, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Salvada e Quintos com a sede em Salvada.
Catarina Eufémia, que foi morta a tiro a 19 de Maio de 1954, foi enterrada no cemitério de Quintos.
|