João Maria Pereira de Amaral e Pimentel nasceu na vila de Oleiros em 21 de julho de 1815.
Em 1881 publicou uma monografia “Memórias da Villa de Oleiros e do seu Concelho” como tributo à terra natal e às suas gentes, por quem sempre conservou o maior afeto e dedicação e nela sublinhou “que tendo nascido na villa de Oleiros e amando esta terra como se pode amar a mais carinhosa mãe” foi sua intenção “fazê-la conhecida aos estranhos e lembrar as suas glórias aos dela naturais”.
Este conjunto de caches vai ser criado (aos poucos) com a mesma intenção que o escritor teve.
Vão ser usadas algumas passagens que constam (tal e qual como estão escritas) no livro e que vão ajudar a reviver memórias, usos, costumes e histórias deste concelho. O escritor conta-nos os hábitos da sua época de uma forma diferente mas que não deixará de ser engraçado e divertido reaprender um pouco do Concelho de Oleiros de então! :)
Memórias da Villa de Oleiros e do seu Concelho … #012 - Sacristão João Bernardo
“A Egreja estava ´n outro tempo bem provida de todos os paramentos e alfaias para o culto ; porque os Commendadores os prestavão francamente. Por occasião porem da invasão franceza em 1811 passando algumas tropas inimigas no dia 2 de Fevereiro, Oleiros foi inteiramente abandonado, restando apenas por lá o Sacristão João Bernardo. Este, escondeo-se na torre, onde os Francezes o descobriram. E como não entendesse a lingua franceza, e supposesse que lhe pedião as pratas da Egreja, ameaçando-o com a morte, lhes foi indicar uma sepultura onde estavão enterradas duas cruzes processionaes, um thuribulo e sua naveta, uma concha do baptisterio, uma campainha, tudo de prata, e uma custodia do mesmo metal dourado ; o que, como era de esperar, levaram.”
A CACHE:
A cache é micro e inclui logbook. Levem material de escrita.
Sejam cuidadosos, preservem a natureza e façam C.I.T.O. (cache in trash out) sempre que possível. ATENÇÃO: A cache não está no muro.
Espero que gostem do local, que se divirtam e que deixem aqui as vossas aventuras, em comentários e fotografias.
Boas aventuras.