Skip to content

<

AZGT Vigia da Baleia [Rosais]

A cache by cmvelas [adopted by teamjorgenses] Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/18/2015
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Município de Velas

Velas é uma bonita vila, sede de concelho, localizada na costa sul da bonita Ilha de São Jorge, Arquipélago dos Açores, ao longo de uma e verdejante enseada, dona de paisagens naturais e humanas de grande beleza.
Velas é provavelmente a mais antiga das povoações da Ilha de São Jorge, mantendo ainda hoje a sua faceta pacata e rural de tempos mais antigos, que maravilha quem a visita

Velas is a municipality in the São Jorge Island, in the Portuguese autonomous region of Azores. The municipality encompasses the western portion of the island, with its municipal seat in the town of Velas on the south coast, and is divided into six parishes. The population in 2011 was 5,398 in an area of 117.38 km².





Vigia da Baleia [Rosais]

O Farol dos Rosais situa-se sobre espectaculares escarpas, a mais de 200 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado a 1 de Maio de 1958, sendo na altura o melhor e tecnologicamente mais avançado farol da rede portuguesa. Foi residência de uma comunidade de meia dúzia de famílias, totalmente auto-suficiente em energia e água, dada a distância a que se encontra da freguesia dos Rosais, o povoado mais próximo.
Acabado de inaugurar, em 1964 foi temporariamente abandonado pelos seus habitantes aquando da crise sísmica dos Rosais e da erupção submarina que então ocorreu nas suas proximidades. Passada a crise, permaneceu habitado até 1 de Janeiro de 1980, sendo então definitivamente evacuado na sequência dos desabamentos de falésias provocados pelo terramoto de 1980. Passou a funcionar automaticamente após aquela data, deixando de emitir os seus relâmpagos por intervenção directa do homem em 5 de Julho de 1982. Em substituição do possante farol, no cimo da torre foi instalado um pequeno farolim alimentado a energia solar.

The Ponta dos Rosais Lighthouse (Portuguese: Farol da Ponta dos Rosais) is a beacon/lighthouse located along the 200m cliffs of Ponta dos Rosais near Rosais in the extreme northwest of the island of São Jorge, in the Archipelago of the Azores, Portugal. It includes the main 200 m structure/tower and several living quarters and auxiliary buildings constructed for the maintenance and operation of the lighthouse, currently abandoned and in ruins. This includes structures such as a motor-pool, a communal hearth and a series of concrete lavoirs for washing, as well as the larger block devoted to administration and private residences.






S.O.S: 112

Bombeiros Voluntários de Velas: 295 412 115

Bombeiros Voluntários da Calheta: 295 460 110

Centro de Saúde de Velas: 295 412 122

PSP (Velas): 295 412 339

S.O.S.: 112

Firefighters (Velas): 295 412 115

Firefighters (Calheta): 295 460 110

Hospital (Velas): 295 412 122

Police (Velas): 295 412 339

Sapeurs-Pompiers (Velas): 295 412 115

Sapeurs-Pompiers (Calheta): 295 460 110

Hôpital (Velas): 295 412 122

Police (Velas): 295 412 339

Feuerwehr (Velas): 295 412 115

Feuerwehr (Calheta): 295 460 110

Krankenhaus (Velas): 295 412 122

Polizei (Velas): 295 412 339


Translation

ATENÇÃO!

-Para sua segurança faça Geocaching em grupo, NUNCA VÁ SÓZINHO!

-Avise sempre alguém que vai fazer Geocaching e o local para onde vai;

-Deverá usar calçado e roupa confortável;

-Deverá ter em atenção as condições meteorológicas;

-Poderá haver gado bovino em algumas caches, cuidado, apesar de o gado ser manso não facilite;

Boas Práticas para um Geocaching melhor. Colabore!

- Ao decidir procurar uma cache faça-o de acordo com o que é pedido pelo owner. Respeite a sua vontade e as suas recomendações, pois delas dependem a sua integridade e a da cache. Não destrua, não parta, não deixe mais que pegadas e não traga mais que fotografias.

- Leia bem a página da cache antes de começar a busca. Pondere bem os riscos, e se o nível de Dificuldade e Terreno está de acordo com os seus limites e objetivos. Não ponha em risco a sua vida e a da cache, e se acha que não é para si não arrisque e passa à próxima. Nem todas as caches são para todos.

- Lembre-se que o Geocaching proporciona-nos aventuras e leva-nos a locais que de outra forma não iríamos conhecer e visitar, por isso quando for procurar uma cache vá com tempo, quer para conhecer bem o local, mas também para estar preparado para algum imprevisto que possa ocorrer.

- Tenha especial cuidado ao procurar o esconderijo da cache, certifique-se que não há ninguém por perto ou ninguém a ver. Caso haja seja o mais discreto possível. Não arrisque caso tenha consciência que está a ser observado, e desista. Certamente terá uma nova oportunidade para lá voltar, e assim evita que a cache seja objeto de buscas indesejadas.

- Ao encontrar a cache faça sempre um registo escrito no logbook. Se necessário use frente e costas das folhas do mesmo, poupe papel.

- O material de escrita que está na cache não é para retirar.

- Sempre que possível faça troca de objetos, mas coloque um de igual valor ao que retirou.

- Tire fotos, muitas fotos, e não esqueça de as colocar no seu log online na página da cache.

- Quando fizer o log online faça-o de uma forma detalhada possível de modo a dar a conhecer a aventura que a visita ao local proporcionou. Se houver alguma sugestão ou recomendação a fazer ao owner aproveite e faça-o no log. Precisa de manutenção? O acesso foi dificultado? Mudaram a cache de sítio? Qualquer situação que lhe pareça anormal comunique, informe o owner, seja por log ou através de mensagem privada.

Additional Hints (Decrypt)

pnvkn/ obk
[PT] qronvkb qr crqen tenaqr gncnqb pbz crqenf- nmhy
[ENG] haqre ovt ebpx pbire jvgu fgbarf - oyhr

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.