O Projeto CICLORIA tem como objetivo geral o estímulo à visitação da Ria de Aveiro, através da identificação de pontos de interesse na região.
Neste sentido é valorizado o conhecimento científico e técnico que a Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro possuem sobre o território, e promovida a utilização dos percursos cicláveis existentes, os quais permitem explorar a Ria e Região ao nível histórico, cultural e ambiental.
A Linha Nascente, com 51Km de extensão, sinuosa e de paisagem variável liga os três núcleos urbanos principais (Estarreja, Murtosa e Ovar).
Com um traçado contemplativo e lento, voltado para a Ria e para a Natureza, centra-se no lazer e turismo ambiental. Os circuitos Transversais, servem para alimentar a rede, ligando-a às estações de comboio e às estradas Norte-Sul que estruturam e atravessam o território. Os circuitos Locais incorporam ciclovias pré-existentes e redes capilares que poderão vir a multiplicar-se. Associados aos percursos, surgem pontos notáveis, alguns de recepção (informação, aluguer de bicicletas, restauração, sanitários, etc), as estações e espaços de paragem e contemplação (paisagem, fauna, flora, património) mais ou menos equipados.
Com esta série de caches pretende-se dar a conhecer o troço entre o Esteiro de Estarreja e o Cais da Cambeia na Murtosa, sendo também conhecido pela Rota dos Cais e Ribeiras, pois ao longo do trajecto encontra-se o Esteiro de Estarreja, Ribeira da Moita, Ribeira de Veiros, Ribeira Nova e Cais da Cambeia. O percurso tem cerca de 8 Km com grau de dificuldade fácil, e deve ser feito preferencialmente a pé ou de bicicleta.
|