Violant é o pseudónimo do artista de rua português, natural de Riachos, João Maurício , cuja arte tem temas tão variados que é difícil de entender qual é o tema principal do seu trabalho .
Como muitos outros mestres da arte de rua, João Maurício aka Violant tem conseguido chamar a atenção para questões ambientais, aspetos sociais da vida humana e de outros problemas importantes. A maioria dos seus desenhos estão no seu país de origem, principalmente na região centro do país, onde predominam pequenas cidades e aldeias , muitas vezes abandonadas ou meio vazias. Alguns dos projetos são feitos em colaboração com um amigo, Regg, cujas obras são marcadas por tags de ambos os autores.
Este mural é visível na estrada que vai do Entroncamento para a Barroca e ocupa uma parede de um pavilhão abandonado existente no local. Inicialmente esteve a pintura dychotomia (foto que se encontra no rodapé) e do qual se fez o 1º enigma. Atualmente está a mais recente pintura do autor, Lazarus, que veio substituir a anterior e que se encontra no cabeçalho desta listing. Questionámos o autor sobre o porquê desta opção e ele disse-nos que fez isto porque não gostava da anterior. Uma vez que a mesma já não existe, optámos por deixar a foto e o enigma para que o geocaching possa perpetuar este trabalho.
Dychotomia:
De seu nome “dicotomia” que significa: divisão em dois; oposição entre duas coisas ou divisão de um conceito em dois outros que abrangem toda a sua extensão. Pois bem analisemos então esta obra. Estamos na maré das tecnologias da informação e estas podem transmitir-nos diversas sensações tal como, por exemplo, quando ouvimos música podemos ouvir sons que nos fazem lembrar os índios ou os sons da natureza como as ondas das marés.
Lazarus:
Passagem biblica extremamente conhecida e que aqui recordamos:
'Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.'
A CACHE
Para fazeres a cache terás que descobrir as coordenadas exatas resolvendo um dos dois enigmas criados:
Enigma 1 - Dychotomia
“Estava indeciso entre duas coisas: ouvir música ou ligar o computador. Para quê uma coisa e outra quando tenho um smartphone que posso ter as duas ao mesmo tempo? Liguei os phones ao smartphone e coloquei uma música que já não ouvia há muito tempo dos anos 90 onde o músico tocava com uma tribo de índios. Que sensação única! Recuar no tempo, 20 anos atrás… Como o tempo passa depressa! Uma mensagem de Skype… de quem será? Não interessa agora pois quero continuar a curtir o som. Já não me lembrava como se chamava o cantor e decidi fazer uma pesquisa e lá estava ele. Era isto mesmo que eu pensava. Não falhei por muito. Mas que grande dicotomia! De repente, o telemóvel entra em falência de energia e fico sem bateria.”
Enigma 2 - Lazarus
Esta pintura pretende, mais uma vez, chamar atenção para a nossa sociedade atual. Uns com tão pouco e outros com uma imensidão de coisas, dinheiro ou outras riquezas. Que sociedade se pretende agora e num futuro próximo? Foi desta forma que o autor nos trouxe esta parábola para a 'tela' e que podemos agora admirar.
A cache não está nas coordenadas publicadas e o logbook encontra-se num objeto usado por Violant, na realização dos seus trabalhos.
Esta cache faz parte de um trilho com sete caches e cada uma contém um código que servirá para encontrar um local especial.
As coordenadas estão em dicotomia e mendigo vs rico - Enigma: “N 78 56 (1260)+1 W 16 56 696”
You can check your answers for this puzzle on GeoChecker.com.
|