Esta cache tem como finalidade dar a conhecer aos amantes do Geocaching a Freguesia de Beringel e a magnifica Albufeira do Pisão e toda a flora e fauna envolvente.
O power trail situa se nas margens da Albufeira do Pisão ao longo do Percurso Pedestre com uma extensão de cerca 9,7 quilómetros.
Cada uma das caches será identificada com o nome e características de uma das aves que habitam na albufeira.
Aproveitem para visitar e conhecer os monumentos locais de interesse patrimonial e cultural da freguesia, e comtemplem as magnificas paisagens alentejanas e observem as aves que predominam no magnífico espelho de água da Albufeira.
Pardal-espanhol (Passer hispaniolensis)
Quem passe pela Beira Baixa ou pelo interior alentejano, não pode deixar de reparar nos ninhos de cegonha-branca nos postes telefónicos junto à estrada. Muitos destes ninhos servem de suporte a colónias de pardal-espanhol, construídas por baixo dos mesmos, num interessante caso de comensalismo.
Impressionantes são também as colónias desta espécie, cuja frenética actividade pode ser ouvida a grande distância.
Identificação
Superficialmente parecido com um pardal-comum. Durante a época de nidificação, os machos distinguem-se facilmente dos de pardal-comum pelo grande “babete” preto, pelos flancos riscados e pela coroa castanha e não cinzenta). As fêmeas são muito semelhantes às de pardal-comum, por vezes com os flancos levemente riscados. No Inverno, as cores encontram-se mais apagadas e a identificação não é tão imediata, sendo por isso importante observar as aves com atenção.
Como critério auxiliar de identificação, note-se que o pardal-espanhol se distribui sobretudo pela metade interior do território e só muito raramente ocorre em edifícios.
Abundância e calendário
Está presente em Portugal durante todo o ano, mas a sua distribuição não é constante. Durante a época de nidificação pode ser visto sobretudo no interior centro e sul, sendo localmente muito abundante, particularmente na Beira Baixa e em certas zonas do Alentejo. As suas colónias, situadas principalmente em árvores e ninhos de cegonha-branca, são compostas por dezenas ou centenas de ninhos e encontram-se em actividade de Abril a Junho. No Inverno o pardal-espanhol ocorre igualmente nalgumas zonas húmidas do sul do território.
(Fonte: http://www.avesdeportugal.info)
Esta cache faz parte da Rota das Aves da Albufeira do Pisão, constituído por 30 caches + 1 cache mistério.
No interior de cada cache encontra se um algarismo que devem anotar para completar as coordenadas finais da cache extra (Bónus), algarismos identificados com as letras (A,B,C,D,E,F,G,H,I,J,L,M,N,O,P).
N: ABº CD.EFG
W: HIJº LM.NOP
A+B+C+D+E+F+G+H+I+J+L+M+N+O+P = 63
As geocaches foram colocadas com conhecimento e permissão da Junta de Freguesia de Beringel.
Aconselha-se a fazer de bicicleta ou a pé em jeito de caminhada, pois assim poderão disfrutar melhor da vista e beleza do local.
Leve roupa e calçado confortável, bem como água;
A cache é composta por logbook, aconselha-se que se façam acompanhar de material de escrita.
Espero que gostem do local e que se divirtam em busca da cache.
Por favor, sejam discretos e deixem tudo como encontraram. Obrigado cachers.