Skip to content

<

Torre do Álamo [O Regresso]

A cache by VilleCouer Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/18/2016
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Atenção: A cada registo online deverá sempre corresponder o respetivo registo físico do mesmo nick. Dito isto, não admitiremos registos de tours e/ou nicks fictícios nas nossas caches pelo facto dos mesmos não corresponderem a contas oficiais de geocaching. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados!


Embora não costumem andar por aquela zona, tenham muita atenção aos muggles, sobretudo os de quatro patas!! Sempre que cruzarem uma porteira, é importante que a fechem de novo para o gado não escapar.



Esta cache está integrada num projeto intitulado [O regresso], que pretende repor caches em locais de assinalado interesse, por onde já passámos, e que por uma qualquer razão viram a sua cache desaparecer.
É o regresso destes locais ao fantástico mundo do geocaching...


O GeoCaching tem destas coisas, leva-nos a sítios que nunca pensaríamos em visitar como por exemplo antigas estações de caminhos de ferro, monumentos, pontes, fontes, etc. Se não tivesse sido esta atividade teríamos perdido, sem qualquer dúvida, todos estes locais dignos de registo, alguns deles completamente abandonados.

O que mais nos impressionou quando conhecemos esta torre foi o quão bonita e enigmática era, ali perdida na imensidão da paisagem alentejana. Um verdadeiro guerreiro solitário, que se vai aguentando firmemente na sua luta contra os elementos e o passar dos anos. Deslumbrante! Ficamos verdadeiramente encantados quando encontramos a cache que ali nos tinha levado. Foi uma verdadeira surpresa e fartámo-nos de tirar fotografias!

Se a tudo isso juntarmos a nossa novela com as vaquinhas que nos iam aparecendo pela frente (sim, esta é uma daquelas caches que tem garantidamente a verdadeira experiência alentejana incluída), digamos que esta foi uma das caches que mais marcadamente nos ficou na memória.

Ao descobrimos que a cache tinha sido arquivada não nos restou qualquer dúvida de que seria uma pena que outros não tivessem o privilégio que tivemos ao conhecer esta Torre e, assim sendo, decidimos inclui-la no nosso projeto [O regresso]. Resgatámos o antigo container, que ainda por lá andava, e decidimos pôr um novo no local, dando conhecimento ao antigo owner.


Torre do Álamo
[Sousel]

A Torre do Álamo, é o monumento mais enigmático deste concelho (Sousel), e aquele que gerou mais polémica e disputa da sua pertença entre as freguesias de Cano e Casa Branca, pois ambas o reclamam como património da sua Freguesia. A Torre do Álamo ou Torre de Camões, assim designada pela tradição popular, é o símbolo da vontade de preservar uma identidade e uma história. Situa-se na Herdade do Álamo, uma propriedade privada e pertença de uma família de apelido Peres. Através da observação das Cartas Corográficas de Portugal, do Instituto Português Geográfico e Cadastral, ou pelas fotografias aéreas fornecidas pelo Instituto Geográfico do Exército, é possível situar geograficamente o monumento e verificar ao mesmo tempo, que este está situado dentro dos limites territoriais da Freguesia de Casa Branca. A sua arquitetura demonstra ser de finais do século XV, já com influências renascentistas, visíveis nas paredes interiores. Pela sua altura, localização e aspeto, denota ter sido um edifício com funções militares, tipo “Atalaia”, que permitia uma melhor comunicação entre Avis e Estremoz, importantes centros militares da época. Está a Torre do Álamo, situada em ponto estratégico e dela é possível ver a Torre de Menagem do Castelo de Estremoz, e também o Castelo de Evoramonte. Fala-se também que a Torre do Álamo, pertenceu à família do grande poeta Luís Vaz de Camões.


Esta será a terceira cache no local, depois das duas anteriores terem sido arquivadas, a primeira do owner luis74 e a segunda do owner AppleTeam.

Ao contrário da anterior, decidimos afastar um pouco a cache da imediação das ruínas. Sabemos como muitos "geocachers" são na altura de cachar e não queremos que haja estragos no monumento. Da mesma forma é necessária muita atenção caso decidam visitar a Torre. Recomendamos uma visita somente ao exterior; caso decidam espreitar o interior da Torre, não se aventurem onde não devem. As ruínas já se aguentam há muitos anos de pé e é conveniente que assim continuem, pelo que convém ter sempre muito cuidado na área.

Por falar em cuidados a ter na área, é quase certo que encontrarão vacas 'mansas' por ali, embora quase sempre dentro de cercas. No entanto, caso elas tenham decidido visitar a Torre (pelo menos, na altura em que fomos deixar o container, elas por lá andavam.), convém estarem atentos. É gado manso mas...cuidados e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém!!

O acesso à cache é feito através do waypoint fornecido, que se situa na estrada entre o Cano e Santa Vitória do Ameixial. Existem algumas porteiras pelo caminho (umas três ou quatro, se não nos falha a memória), que normalmente estão abertas. Caso tal não aconteça e tiverem de cruzar alguma fechada, tenham sempre em atenção o facto de a deixarem bem fechada depois de passarem, para o gado não se escapar.

Boa sorte e... divirtam-se à procura do Tesouro do Álamo


Atenção! Embora o local normalmente não seja muito frequentado, tenham especial cuidado com os muggles. Lembrem-se que a longevidade das caches depende sempre da vossa forma de cachar! Pensem nos owners e nos restantes geocachers e não arrisquem expor a cache só para terem mais um smile no mapa.

Boa cachada!


VilleCouer



PS: levem material de escrita porque não existe no container.


Additional Hints (Decrypt)

An onfr qr hzn qnf tézrnf.

Gengrz orz b pbagnvare. Qvffb qrcraqreá n qhençãb qb zrfzb.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.