Skip to Content

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Trabalhar com o Revisor
Revisões mais rápidas
Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
<

A Primeira Camioneta dos Belos

A cache by nautilus36 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/03/2016
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

PRIMEIRA CAMIONETA DOS BELOS
Mais do que um apontamento urbanístico que embeleza está área do território azeitonense, esta iniciativa pretendeu homenagear a história da antiga Transportadora Setubalense (Belos), de João Cândido Belo & Companhia Lda., com sede em Vila Fresca de Azeitão. A memória da antiga camioneta de carreira, datada de 1928, foi recuperada com uma réplica que produz os aspeto exterior do veículo, incluindo as dimensões originais.


A TRANSPORTADORA SETUBALENSE
Consta que o seu registo foi em 28 de Julho de 1928. Entre os seus antigos colaboradores, dizia-se que foi fruto da persistência de João Cândido Belo, Homem de condição humilde, que amealhou algum pecúlio, no trabalho árduo, na praia de Setúbal, transportando caixas de peixe, numa carroça. Os anos passaram, a história, continuou a ser divulgada, mesmo que tenuemente e algumas vezes destorcida, mantendo sempre a sua matriz original. João Cândido Belo, ao fundar a Empresa Setubalense& Cª Ldª, na área dos transportes públicos de passageiros, localizou a sede em Vila Fresca de Azeitão(Setúbal), não se esquecendo dos seus dois irmãos, como associados. Naquele tempo, as carreiras enchiam por completo os autocarros de passageiros, levando a completar com desdobramentos, especialmente aos sábados. Os tejadilhos, quer de pequenos volumes de mercadorias (podiam transitar para todo o país, através de outras empresas), quer das bagagens dos passageiros (onde incluía bicicletas), davam um trabalho árduo aos cobradores de bilhetes, que tinham uma ajuda preciosa dos motoristas, fazendo entre eles uma equipa (um grande elo de ligação e amizade), que muitas vezes durava anos. Com a construção da Auto-estrada Lisboa-Porto, o transito passou a ser directo à capital do país, instalando a sua estação na Av. Defensores de Chaves. O transporte de passageiros, agora para Setúbal e Évora, estava mais facilitado em percurso directo, quer pelo Montijo, quer por Coruche/Mora.Por volta de 1971, deu-se a grande expansão da Setubalense, com a compra outras empresas da mesma área de actividade. Comprou a Ribatejana, Ldª (Santarém), Camionagem Vilela, Ldª (Marinha Grande) e Martins, Évora. As zonas operacionais então usadas pelas empresas adquiridas, foram modernizadas com novas instalações e outras foram criadas, como: Elvas, Estremoz, Beja, Barreiro, Montijo, Benavente/Coruche. Segundo um lápis, fabricado na Viarco, para publicidade da empresa, na década de 50/60,percorria cerca 25 mil kms por dia, por terras de Portugal.

O CORTEJO DE AUTOCARROS
Em crónicas, registadas em diversos jornais da época, trazem-nos a notícia, como a do Diário de Noticias, que no dia 24 de Outubro de 1948, um dia de sol esplendido, a empresa de João Cândido Belo, se incorporou no grande desfile, organizado pelo Grémio dos Industriais de Transportes em Automóveis, onde participaram 200 autocarros, de todos os pontos do país. O encontro, proporcionou a viagem a 7.000 visitantes à “Grande Exposição de Obras Públicas”, patente no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. O desfile de viaturas que chegou a atingir cerca de cinco Kms de cumprimento, teve início no Campo Grande, passou aAvenida da República, Fontes Pereira de Melo eLiberdade, atravessando o Rossio e o Terreiro do Paço. Subindo a Avenida Almirante Reis, Praça do Chile, até à Alameda D. Afonso Henriques, onde os autocarros ficaram estacionados. Foi acima de tudo um acto de propaganda do poder crescente da indústria rodoviária sobre o caminho-de-ferro.

A CACHE

Por favor, deixe tudo EXACTAMENTE como encontrou. Não publique fotos que possam estragar a experiência de futuros geocachers, nomeadamente, fotos dos locais e containers.
N38º XX.XXX W009º 00.0XX

Additional Hints (Decrypt)

bf snebvf vyhzvanz znf cnen yá purtne é cerpvfb rfgne ngragb... phvqnqb pbz znahfrnzragb qn pnpur, seátvy, ebqr ncranf n gnzcn cnen nprqre nb ybtobbx Obnf Pnpunqnf :)

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

63 Logged Visits

Found it 49     Write note 6     Archive 1     Temporarily Disable Listing 3     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 8 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.