Atenção: A cada registo online deverá sempre corresponder o respetivo registo físico do mesmo nick. Dito isto, não admitiremos registos de tours e/ou nicks fictícios nas nossas caches pelo facto dos mesmos não corresponderem a contas oficiais de geocaching. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados!
Por favor, tenham muito cuidado com o container para não o danificarem!
Tenham também muita atenção aos muggles, que por estas bandas costumam ser bastante curiosos!
Nisa e o seu Centro Histórico
[Nisa]
Nisa é uma bonita vila Alentejana, sede de município, caracterizada pelo seu típico alvo casario de faixa colorida a alegrar, numa região de calma e sossego, afamada pelos seus saborosos queijos de ovelha.
Nisa tem origens muito antigas, tendo sido já habitada pelo homem desde a época Neolítica, conforme atestam os muitos vestígios neolíticos da região. A povoação ter-se-á desenvolvido a partir de um Castro no cimo do Monte de Nossa Senhora da Graça, tendo sido posteriormente habitada por Romanos, e por eles influenciada.
Com uma história bem antiga, nesta calma vila encontra-se um interessante Património, como o que ainda resta do Castelo do século XIII, as Portas da Vila que ainda restam das seis originais (a da Vila e a de Montalvão), as Igrejas Matriz do século XV e da Misericórdia do século XVI (com um interessante Museu de Arte Sacra), as Capelas do Calvário do século XVII e a de Nossa Senhora dos Prazeres do século XVI, ou a interessante Anta de S. Gens, integrada num conjunto de quatro monumentos megalíticos.
A encimar a vila está, a cerca de 3 km a bonita Ermida de Nossa Senhora da Graça, do século XVI, com várias alterações posteriores, famosa pela sua Romaria, realizada anualmente na segunda-feira de Páscoa. Situada a 300 metros de altura, tem-se do Miradouro adjacente, uma vista formidável, assim como do Miradouro da Serra de S. Miguel, situado a cerca de 460 metros de altura.
Muito procuradas são as Águas Minerais da Fadagosa, a cerca de 10km da vila, muito frequentadas por pessoas vindas de todo o País, sobretudo durante a época termal que se estende de Abril a Novembro.
Para além dos famosos Queijos, Nisa é também famosa pelos tradicionais Barros vermelhos, com as típicas cantarinhas e bilhas decoradas com pequenas pedras brancas com motivos florais, mas também as rendas de bilros e alinhavados.
in: https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-nisa-16876
Como descobrir o tesourinho escondido?
Para descobrir este tesourinho escondido devem realizar uma missão: devem deslocar-se ao ponto inicial e recolher a informação que lhes permitirá chegar às suas coordenadas.
Nesta praça, caso estejam atentos, poderão observar um busto que contém uma inscrição.
Qual o último ano que está registado nessa inscrição? E qual o algarismo que mais se repete em toda a inscrição?
ABCD = ano
G = algarismo que mais se repete em toda a inscrição
Quantos furos tem a porta do número 27? (o da fechadura não conta)
E = número de furos
Quantas andorinhas tem a casa 19?
F = número de andorinhas
Vamos fazer contas!
Recolhida toda a informação necessária, é agora chegada a hora de fazerem as continhas e calcularem as coordenadas finais do tesourinho escondido, sendo que a fórmula a utilizar é a seguinte:
N 39º 31.AGD
W 007º 38.E(C-F)B
Atenção! Pese embora o local não ser muito movimentado, terão de ter cuidado na procura da cache. Pessoas estranhas à vila são sempre alvo de desconfiança, pelo que tenham um bocadinho de paciência caso existam muggles nas redondezas. Aproveitem para visitar e fotografar o local, até estarem à vontade para procurar e logar a cache. Lembrem-se que a longevidade das caches depende sempre da vossa forma de cachar! Pensem nos owners e nos restantes geocachers e não arrisquem expor a cache só para terem mais um sorriso no mapa.
Boa cachada!
VilleCouer
PS: levem material de escrita porque não existe no container.