Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
<

Nossa Senhora da Lapa

A cache by Drink_Team! Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/27/2016
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Nos últimos tempos tenho subido bastantes vezes ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Se a vista sobre a vila é privilegiada, aquela que estende até onde o olhar alcança, é estonteante. Os poucos visitantes (e namorados apreciadores da paisagem), sobem até ao ponto mais alto, onde se situa omiradouro. Mas, encaixada nas rochas da encosta, um pouco mais abaixo, encontra-se a ermida da Senhora da Lapa, que dá o nome a todo o conjunto das capelinhas.
Porquê Senhora da Lapa? O culto a Nossa Senhora da Lapa é muito antigo e está espalhado por PortugalEspanha e por todas as ex-colónias, principalmente Brasil. Parece ter nascido na Serra da Lapa, concelho de Sernancelhe, distrito deViseu. A primeira capela que lhe foi dedicada, foi construída no século XV. Nesta serra, uma menina encontrou escondida nas rochas uma imagem de Nossa Senhora, que levou para casa. A mãe, não dando importância, lançou-a na fogueira. A criança, muda desde a nascença, falou pela primeira vez, pedindo à mãe para não queimar a imagem.
pequena ermida de Nossa Senhora da Lapa, emVila Flor, encontra-se parcialmente encaixada numa pequena gruta (também designada por lapa), escavada no xisto da encosta. A tradição fala que aí apareceu Nossa Senhora. Há quem a olhe e veja uma pobre capela, mas, também há quem olhe e sinta de outra forma:

“Em noites escuras, sejam calmas ou tempestuosas, bilha sempre uma luzinha mortiça no alto da serra do Facho. Vê-se de longe, a tremeluzir, como pequenina estrela que se tivesse desprendido da cúpula e ali viesse poisar, entre pinheiros e fraguedos. Essa luz tem alguma coisa de mística, porque é votiva: é da lamparina duma ermida rústica, erguida à Senhora da Lapa pelo povo da vila, que se estende a seus pés.
Está, o pavio, mesmo por trás do vidro da única porta da capela, como um olho luminoso a velar pelas almas que habitam ao fundo - vigilância e bênção.

Merece atenção, a capelinha da Senhora da Lapa. É pequenina, sempre caiada de novo, encastoada numa mole de xistos eriçados em atitudes ciclópicas, escoltada por pinheiros de tronco direito e alto, com as comas sadias e cor e viço, onde o vento fere gemidos doces e fragrâncias resinosas. De roda, vegeta um mato plebeu, urzes, carquejas, arçãs, mentrastos, bordejando tocas onde a caça se esconde. Um único carreiro nos leva até ao alto, numa inclinação de grande esforço, e carreiro pouco pisado.
A capelania é dos pastores que por ali apascentam gados, nos baldios da serra. São eles que se revezam no azeitar da lamparina, solícita e ininterruptamente, para que nunca falte a chama devota a iluminar os longes da veiga e o interior da capela.
Este interior também é curioso. As duas paredes laterais, fortes como muralhas, e o tecto, entroncam na inclinação escavada dum rochedo, duma lapa enorme que, assim, forma a fundo do reduzido recinto, e nicho, amplo e natural, à imagem de Nossa Senhora, assente numa peanha que sobressai do tampo dum altar vulgar peanha que sobressai do tampo dum altar vulgar

Tudo muito branco, camadas de cal sobrepostas por caiações sucessivas, lajedo de granito já puído pelo desgaste talvez de séculos, caldeira de água benta num armarinho furado numa das paredes, a lâmpada já falada e algumas velinhas de cera penduradas a um lado, de promessas feitas - aquele ambiente é um recantozinho de regiões místicas, onde a gente se sente melhor, menos profana, mais tocada por influências do Céu...”

A esta descrição, feita em 1955 por Cabral Adão, acrescento a presença de uma caveira, à direita do altar, que sustenta uma curiosa lenda, contada na vila e que guardarei para outra altura.

s-serif "; mso-fareast-font-family:" Times New Roman "; color: # 660000; mso-fareast-language: PT; text-decoration: none; text-underline:. none '> TAMBÉM E curioso Como Duas paredes Laterais, fortes Como Muralhas, EO tecto, entroncam na inclinação escavada dum rochedo, duma that lapa enorme, Assim, forma um Fundo do recinto Reduzido, e nicho, AMPLO e natural, à Imagem de Nossa Senhora, assente n'uma Peanha that sobressai fazer tampo altar dum vulgar Peanha that sobressai fazer tampo dum altar vulgar

 

 

 

Um obrigado ao anibal goncalves pelas fotos e pela descricao

 

Additional Hints (Decrypt)

Ab Pnagvaub

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

55 Logged Visits

Found it 39     Didn't find it 8     Write note 4     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 13 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.