GEOCACHING
O Geocaching é um passatempo e desporto de ar livre no qual se utiliza um receptor de navegação por satélite (GPS) ou smartphone para encontrar uma "geocache" (ou simplesmente "cache") colocada em qualquer local do mundo. Uma cache típica é uma pequena caixa (ou tupperware), fechada e à prova de água, que contém um livro de registo e alguns objectos, como canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca.
A primeira colocação de uma cache com auxílio de GPS ocorreu em 3 de Maio de 2000 por Dave Ulmer.
O Geocaching tornou-se então popular, com um significativo crescimento em todo o mundo. Em 29 de Novembro de 2009 contavam-se 948 950 caches activas em 221 países.
Geocacher é o termo usado para quem participa nesta actividade lúdica.
GEOCACHES
Numa cache tradicional, um geocacher coloca um livro de registos, caneta ou lápis e os pequenos tesouros, num saco à prova de água, e depois anota as coordenadas (latitude e longitude) da cache. Estas, em conjunto com outra informação sobre o local do esconderijo, são publicadas na Internet. Os outros geocachers, os descobridores, lêem essa página e, com receptores GPS/smartphone, procuram-na. Quando o conseguem, registam o achado na mesma página.
Os Geocachers são livres de colocar ou retirar objectos da cache, normalmente por troca de coisas de pequeno valor, de modo a haver sempre qualquer recordação para trazer.
Algumas caches contêm o que se chama de "travel bugs" ou "geocoins" - objectos que se deverão mover de cache em cache, e cujos percursos são registados online.
Algumas variações:
- Micro-cache: pequena caixa onde quase só cabe o livro de registo - as mais comuns são caixas de rolo fotográfico 35mm.
- Multi-cache: necessita de uma visita a um ou mais pontos intermédios para determinar as coordenadas da cache final.
- Cache-mistério: necessita que o geocacher resolva um puzzle para encontrá-la. Cache-evento: um encontro de geocachers.
- Virtual: local a visitar sem caixas escondidas mas que supostamente deve ter algo bonito ou interessante. A visita terá que ser provada através da revelação de algo que garanta que o geocacher esteve presente.
GEOCACHING E O AMBIENTE
Uma das características que diferencia o geocaching de outras actividades é o esforço feito no sentido de preservar a natureza e criar consciência ambientalista. Para tal, é normalmente pedido aos utilizadores que removam algum lixo das áreas onde praticam geocaching ("Cache In, Trash Out" - CITO) e que deixem as áreas visitadas iguais ou em melhor estado que as encontraram ("Leave No Trace", "Take Nothing But Photos, Leave Nothing But Footsteps").
É usual também a realização de eventos CITO que envolvem milhares de geocachers em todo o mundo limpando uma área em particular. EVENTOS Estes visam quase sempre uma comemoração, uma actividade física ou apenas encontros "meetup" para trocar experiências e histórias passadas muitas vezes numa bela churrascada ao ar livre! Desta forma, fica ao critério e imaginação de cada um, escolher uma forma de divertimento/lazer, de preferência praticando exercício físico, seja ele qual for, tendo sempre a preocupação de não deixar pegada ecológica e se possível fazendo um pouco de "CITO", melhor que isto é fazê-lo com o auxilio do GPS/smartphone, é esta a receita para um bom evento!
Muitas vezes os meetup's não são identificados na pagina do site. Tal acontece, pois há pessoas que criaram laços de amizade dentro do geocaching, desta forma começam a nascer os grupos habitualmente apelidados de "Geogang xxxx". Assim sendo começam a definir um dia do mês em que se reúnem, pelas mais diversas razões, mas muitas das vezes para planearem "GeoCachadas" (planeamento de rotas ou dias para praticarem a actividade em questão).
A CACHE
A cache encontra-se dentro de uma quinta turística (Maria da Fonte), contudo podem entrar e procura a cache. O Parque de estacionamento é o próprio parque das instalações. Pede-se um pouco de descrição para que não seja avistados pelos "muggles" (pessoas que desconhecem o geocaching) para garantir a longevidade da cache.
Esta cache é um container pequeno/médio, com logbook, linhas de orientação e alguns objetos para troca (Inicialmente: Torre Eiffel; Lápis; Cubo; Lavanda; Carta e Caneta). Para levarem um desses objetos devem deixar um outro no seu lugar.
Podem tirar fotos do local, nunca revelando o esconderijo da cache.
É necessário levarem material de escrita.