Esta ponte, que de forma comum, é conhecida por Ponte de Porcas, assegura a travessia sobre o Rio Coja.
Segundo alguns investigadores, a Ponte que denominaram de Porcas, tem características romanas, tendo no entanto sofrido obras de estabilização e reforço já nos ano de 1957 do século XX.
Sobre o Rio Coja, esta ponte em bom estado de conservação assegura a passagem entre Ínsua e a estrada municipal em direcção a Roriz e a freguesia de Pindo. É constuida por um arco em volta perfeita em cantaria de granito.
Local que garante uma panorâmica paisagística muito interessante sobre o Rio Cja e a sua envolvente, onde se podem visualizar duas alminhas e um açude.
Esta ponte confere uma das entradas principais entradas na freguesia de Ínsua e na vila de Penalva do Castelo, tendo uma afluência rodoviária diária significativa.
ACESSO:
Como referido na descrição geral, esta ponte está situada sobre uma estrada municipal pelo que facilmente podem aceder à mesma, tendo inclusive espaço de estacionamento junto da mesma, seja de um lado da margem como do outro (que nós recomendamos que seja utilizado para aceder à cache como visualizar a ponte).
CACHE:
A cache é inicialmente de tamanho pequeno, contando apenas um bloco de registo sendo naturalmente necessário trazerem material de escrita para registarem a mesma. Como se encontra junto de uma estrada movimentada, será necessário primeiro algum cuidado com o movimento rodoviário (a cache está um pouco afastada da estrada para uma maior segurança) e alguma descrição na sua procura para não comprometer a mesma. Depois de a encontrarem, voltem a deixar novamente como a encontraram. Não tem que estragar nada para lhe chegar. A durabilidade da cache depende de todos nós.
|