Açude da Lameira
A abundância de água em Ançã levou à construção de vários moinhos nas margens da ribeira. O potencial energético dos moinhos foi, em tempos, utilizado como meio de subsistência, locomoção e irrigação, não só para a agricultura, como também para o acionamento de todos estes engenhos, contribuindo assim para os variados recursos no período medieval, em que os cereais constituíram a base alimentar das populações. Atualmente ainda existem 6 moinhos na Vila de Ançã, dos quais 2 ainda se encontram em funcionamento (Moinho da Fonte e Moinho do Farinha de Milho).
A pedra de Ançã é uma pedra calcária, macia e sem veios extraída das pedreiras de Portunhos e Outil, na freguesia de Ançã.
Antigamente, a exportação da pedra fazia-se por via marítima, sendo transportada das pedreiras até à Quinta do Rol, em carros de bois, de onde seguia em barcaças pela Ribeira de Ançã até ao porto da Figueira da Foz e daí chegava a diversos pontos do país e do mundo.
As características da pedra fazem com que esta seja, ainda hoje, muito utilizada em escultura. O seu nome está ligado às obras de vários artistas, como Nicolau Chanterene e João de Ruão.
São exemplos da utilização da Pedra de Ançã o portal da Igreja de Santa Cruz de Coimbra, a Porta Especiosa da Sé Velha de Coimbra, o portal do Mosteiro da Batalha e, a nível internacional, no Portal do Hospital Real de Santiago de Compostela.
A CACHE
PARA CHEGAR AO PONTO FINAL TERÃO APENAS DE SABER A RESPOSTA CORRETA A SEGUINTE QUESTÃO:
• Quais foram os primeiros povos a habitar em Ançã?
*Gregos .. segue para N 40° 17.122 W 008° 31.124
*Vikings .. segue para N 40° 16.622 W 008° 31.112
*Romanos .. segue para N 40° 16.122 W 008° 31.144
*Muçulmanos .. segue para N 40° 17.122 W 008° 30.144
Esperemos que seja discreto na procura da cache para uma maior longevidade da mesma!
Boas Visitas