Esta cache dá a conhecer um pontão romano localizado no percurso da estrada romana que de Viseu ia entroncar perto de Águeda, na via militar de Aeminium (Coimbra) a Cale (Gaia); que actualmente faz parte do trajeto do Caminho de Santiago Caramulo Vale do Vouga.
Este pontão, que foi construído para permitir a passagem de pessoas no Ribeiro da Gândara dos Moinhos (que desagua no rio Carregal). A passagem de animais e carros de tração animal era feita, como comprova a existência de um lajeado no leito do ribeiro.
Constituído por duas rampas, uma em cada lado, que terminam numa espécie de muro que serve de sustentação para as rampas e suporte das lajes. Ao centro, as lajes apoiam-se numa espécie de pilar, colocado no meio do ribeiro, que ficam unidos por outras lajes de grande porte, semelhantes às primeiras.
Apesar da população lhe atribuir origem romana, é difícil comprová-lo arqueologicamente.
Do outro lado do ribeiro, do lado direito da estrada de asfalto, encontra-se mais um troço de estrada romana. Ao fundo, do lado esquerdo, encontra-se a Capela de S. António de Entreáguas e o Largo das Festas.
É pequeno; contem logbook, stashnote e caneta.
Por favor, sejam discretos (atenção aos muggles da vizinhança) e recoloquem a cache no seu lugar (a sua longevidade depende disso.
|