Bisalhães é uma pequena aldeia localizada na freguesia de Mondrões, concelho de Vila Real, que é conhecida pelo fabrico do seu famoso barro preto.
O Barro Preto de Bisalhães foi recentemente reconhecido como património cultural nacional e deu agora mais um importante passo no seu reconhecimento candidatando - se a património imaterial da UNESCO.
Esta arte ancestral que remonta ao século XVI está em vias de extinção. Agora só 5 oleiros fabricam estas peças únicas, que normalmente são vendidas na feira de S.Pedro ou nas pequenas lojas que se localizam numa das entradas de Vila Real.
Todo o processo de fabrico das peças é complicado e requer muita técnica e anos de treino. Primeiro, o barro tem de ser picado à mão até se obter um pó que depois é peneirado com um crivo. Depois, o pó é misturado com água até se obter a consistência correta. O barro é depois amassado, e está pronto para ir para para a roda onde o oleiro lhe dará a forma desejada. Quando o oleiro termina a moldagem, uma pedra do rio é usada para fazer os tradicionais desenhos. Depois, a peça vai cozer para um forno aberto no chão. Uma vez cozidas, as peças são cobertas com caruma, musgo e terra, para que o fumo não se liberte. O segredo para a louça ter a cor tradicional é usar este método de cozedura.
A cache pretende dar – vos a conhecer um dos fornos usados na confecção de peças de barro preto localizado na aldeia típica de Bisalhães.
A Cache:
Cache simples e dissimulada. O container contém logbook e material de escrita. Pode também servir para troca de pequenos objectos.
Boas cachadas ;)
|