Polje (pl. polja) é uma depressão fechada ou aberta (no caso de se conseguir comprovar que já foi fechada) no carso, com dimensões consideráveis e vertentes com um declive acentuado e abruptas, com o fundo geralmente plano e coberto de terra rossa e aluviões.
A bacia de recepção tem uma drenagem endorreica e centrípeta. Podem permanecer secos, ser atravessados por um curso de água ou serem inundados permanente ou temporariamente.
Com a subida do nível freático podem ser alimentados por exsurgências ou por ponors, que podem funcionar como sumidouros quando este volta a baixar.
Por vezes têm humus, que são uma forma de relevo rochoso abrupto, isolado e disperso no interior dos poljes.
O Polje da Mendiga fica situado no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, na sub área da União de freguesias de Arrimal e Mendiga e Serro Ventoso.
O polje da Mendiga é uma depressão que se estende ao longo do bordo leste da Serra do Planalto de Santo António e a oeste, pela Serra dos Candeeiros.
Na sua parte mais larga, no paralelo da Mendiga, tem cerca de 2.5 Km, e de cumprimento aproximadamente 7 Km, que se estende desde Serro Ventoso à Cabeça Veada.
Este é em geral rochoso e a maior espessura de sedimentos localiza-se junto à base da escarpa de falha de costa da Mendiga, no sulco que se estende desde Serro ventoso até Lagar Novo e Marinha.
Ao longo deste polje são visiveis algumas 'bacias' agrícolas, onde ainda se pratica com regularidade alguma agricultura de subsistência.
O Polje da Mendiga, subdivide-se pelos poljes das Galegas de Alqueidão de Arrimal, Polje das Galegas da Mendiga, Polje do Arrimal, Polje da Cabeça Veada, Polje das Abrunheiras ao Vale da Carrasca e o Polje do Vale do Chão da Mendiga.
Numa zona de fracos recursos agrícolas as plantações que imperam nesta zona são a da batata, milho, cebola, feijão, trigo e a abóbora.
Esta cache vai levar vos a conhecer um pouco do Polje da Mendiga, neste caso, os Talhos do Chouso de Baixo, ou Talhos da Cabeça Veada, aqui podem observar alguns focos de agricultura de subsistência familiar em pequenos talhos, que são as parcelas das propriedades, de forma rectangular, com áreas variáveis.
A cache contém apenas o logbook e não tem material de escrita, agradeço que deixem tudo como encontraram ou se possível, melhor ainda.
Pesquisa:
''Da Pré História à actualidade Breve Monografia de Porto de Mós'' do autor Francisco Jorge Furriel
''Porto de Moz e o Seu Termo''de António Martins Cacela
"Wikipédia"
|