Ao longo deste percurso circular observam-se vários testemunhos da ultima glaciação campos de blocos erráticos e inúmeros charcos temporários que acumulam a água da chuva e neve, servindo de suporte a uma grande diversidade de espécies animais e vegetais.
A barragem da Lagoa Comprida, construída a partir de uma lagoa natural constitui o principal reservatório de água da Serra da Estrela. Na vertente sul depara-se com a Lagoa Escura, uma lagoa natural que segundo a tradição popular se encontra ligada ao mar.
Nesta encosta encontram-se, ainda, vários filões de quartzo, onde nos anos 40 e 50 se fazia a extracção de minério (Volfrâmio e Estanho).
No final pode observar-se um cervunal onde os pastores levam os rebanhos a pastar durante a Primavera e Verão.
Não se esqueçam de fotografar a vossa humilde passagem por estes lugares sublimes e encantadores, para um dia recordar.
Como em qualquer caminhada na Serra, deves ir bem preparado! O percurso total é médio e podem contar com algum desnível, incluindo algumas áreas em que é preciso caminhar cuidadosamente se as pedras estiverem molhadas. Em certas zonas irão atravessar umas ribeiras, que em épocas de chuvas e/ou degelo poderão conter bastante água no seu caudal. Revejam bem a hora do vosso início para efectuarem o percurso bem antes do anoitecer. Visto que o percurso vos vai consumir umas horas, devem levar água e comida, calçado apropriado com sola bem aderente, roupa adequada para cada época do ano, protector solar caso haja sol ou previsão de índice UV elevado, chapéu e levem bastões de caminhada já que em algumas zonas dos trilhos possuem algum desnível acentuado.
No entanto, por questões de segurança, desaconselho e não recomendo este percurso circular em redor da Lagoa Comprida caso haja previsão de chuva, nevoeiro, neve ou existência de gelo mesmo com equipamento adequado. Apesar de qualquer um dos trilhos poder ser feito com neve e/ou gelo desde que tenhas o equipamento adequado, como por exemplo: bastões, crampons, piolet, raquetes de neve, fatos impermeáveis, luvas e roupa polar, tem muita atenção às condições meteorológicas instáveis na Serra! O tempo modifica muito rapidamente e não é fácil, por exemplo, sair da zona da Lagoa Escura em más condições atmosféricas, mesmo com o equipamento adequado e por larga experiência que se tenha.
|