Ribeira de Paraduça
A Ribeira de Paraduça é um afluente do rio Teixeira e como tal, herda a grande biodiversidade que o caracteriza. Um dos seu locais mais conhecidos situa-se junto à ponte que liga os lugares de Paraduça e Ervedoso. Trata-se de uma queda de água que assume o nome de Cascata do Poço do Linho alegadamente porque, em tempos passados, as mulheres lavavam o linho no poço que ali se forma.
Cascata do Poço do Linho
A queda de água principal, com cerca de 8 metros de desnível, é secundada por outras quedas de menor dimensão, galgando um importante desnível desde o planalto da Freita até ao desaguar no rio Teixeira. Há cerca de 2 milhões de anos, a rede hidrográfica do rio Paraduça desenvolveu um progressivo encaixe no maciço granítico de Junqueira. As fraturas ortogonais, que ocorrem na rocha granítica, estão na origem da fragilidade que proporcionou a progressão da erosão fluvial deste rio.
A Lagoa Perdida
A parte interessante para canyoning tem inicio a montante da Cascata do Poço de Linho, na nascente da levada que alimenta os moinhos da Rota dos Moinhos, e termina na ponte do Rio Teixeira. Para aceder ao troço superior da Ribeira, e descer a cascata do Poço do Linho será necessário subir a rota dos moinhos e seguir a levada até à sua nascente, local onde é possível entrar no rio sem grande dificuldade.
Do ponto de vista da flora, as vertentes encontram-se bastante desflorestadas, predominando o mato com alguns bosques de pinheiro e eucalipto e alguns carvalhos (Quercus Robur) que constituem relíquias da floresta primária.
Junto à linha de água, a vegetação é bastante mais densa e rica, podendo observar-se muitas árvores de folha caduca como o Freixo (Fraxinus Angustifolia) o Amieiro (Alnus Glutinosa) e o Salgueiro (Salix atrocineria).
O Canyoning
Canyoning é um desporto que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos. Este desporto teve o seu nascimento no final da década de 1970 na Europa, mais precisamente em França e em Espanha.
O desporto em Portugal está a crescer rapidamente, uma vez que este país tem diversos rios, que proporcionam esta prática desportiva. A emoção e adrenalina é a maior atracção para os praticantes que se apaixonam pela exploração de canyons. Aquando do avanço progressivo do rio, os praticantes conseguem ser surpreendidos por situações novas e inesperadas. O facto de se estar em contacto permanente com a natureza consegue transmitir ao praticante do desporto uma sensação inexplicável de liberdade e harmonia.
A Cache
A cache é apenas acessível através do leito do rio, sendo necessário por isso conhecimentos e material de canyoning para chegarem até ela em segurança. Encontra-se na margem direita e em local elevado.
Deixem tudo como encontraram e divirtam-se em segurança.