Mértola é uma vila raiana portuguesa do distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo, com mais de 2 000 habitantes. A vila encontra-se situada numa elevação na margem direita do rio Guadiana, imediatamente a montante da confluência da ribeira de Oeiras.
É sede do sexto município mais extenso de Portugal, com 1 292,87 km² de área e 7 274 habitantes (2011),subdividido em 7 freguesias.O município é limitado a norte pelos municípios de Beja e de Serpa, a leste pela Espanha, a sul por Alcoutim e a oeste por Almodôvar e por Castro Verde.
A vila de Mértola é conhecida pela mina de São Domingos.
História
Denominada Mírtilis Júlia (em latim: Myrtilis/Mirtylis Iulia) após a invasão romana da península Ibérica, seguiu-se-lhe a ocupação pelos Visigodos. Após a invasão muçulmana da península Ibérica passou a ser denominada como Martulá (Mārtulah).
Constituía-se em um importante porto fluvial, erguendo-se o seu castelo em posição dominante sobre aquele trecho do rio Guadiana. A sua importância era tal que, durante um curto período no século XI, foi capital de um pequeno emirado islâmico independente, a Taifa de Mértola.
À época da Reconquista cristã da península, só veio a ser conquistada no reinado de Sancho II de Portugal, por forças sob o comando do comendador da Ordem de Santiago, Paio Peres Correia, em 1238.
|