Este passeio desenrola-se pelas freguesias de Almargem do Bispo e Pero Pinheiro, actualmente inseridas na união de freguesias de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar, (UFAPM), mostrando-nos um pouco da industria das rochas ornamentais caracteristica de Pero Pinheiro e um pouco da agricultura praticada um pouco por toda a união de freguesias.
Existem ainda nesta união de freguesias duas características/valências pelas quais não passa este PT, a horticultura de onde sai uma grande parte dos produtos hortículas consumidos em Lisboa e a industria do leitão de Negrais ambas sedeadas na antiga freguesia de Almargem do Bispo. Talvez num futuro apareça um PT que nos mostre essa faceta.
A Fábrica Portugal foi uma das industrias mais importantes da região empregando muita gente e chegando a influenciar os usos e costumes da região. Lembro-me por exemplo do tempo em que a maioria das barracas para ferramentes na horta, telheiros para o carro, portões e muitas outras coisas eram feitas com chapas esmaltadas de partes de fogão que tendo algum defeito a fabrica deitava fora sendo aproveitadas pelo pessoal.