Skip to Content

<

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ESMORIZ

A cache by Clube das Sandes Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/28/2016
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ESMORIZ

CACHE

Pequeno Container. Só possui Logbook, devem levar material de escrita.

Oficialmente fundada a 26 de Abril de 1931 a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz “herdeira” da extinta Secção de Bombeiros de Esmoriz e com base no querer das suas gentes representadas por 24 Esmorizenses reunidos na Sede do Grupo Familiar e Recreativo começa a trilhar a sua história de oito décadas.

Os tempos iniciais de muitas dificuldades mas de uma vontade férrea de ajudar o próximo, leva a que mesmo sem meios um punhado de homens procure com os poucos equipamentos disponíveis fazer face, sobretudo aos incêndios em casas e fábricas que ao tempo eram muito comuns tendo em conta a utilização do fogo em estruturas nada preparadas para o conter.foto1

Primeiro com a famosa “Picota”, depois com o primeiro pronto-socorro motorizado, entretanto com o lançamento da 1.ª pedra do 1.º quartel oficial dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, na Rua dos Castanheiros a Associação Humanitária ia crescendo em estruturas, em equipamentos e em homens dispostos a servir a comunidade.

Uma comunidade que desde cedo partilhou dos objectivos e foi parte importante para se alcançarem muitos dos resultados operacionais e sobretudo patrimoniais da Associação.

Os 25, os 50 e os 75 Anos, a par com os actuais 80 que se comemoram neste 2011 são datas referência na vida da Instituição. Mas não se podem esquecer datas como a de 8 de Dezembro de 1934 do lançamento da 1.ª pedra do quartel dos Castanheiros e da inauguração do mesmo em 26 de Maio de 1940; a conclusão total do mesmo em Abril de 1981 aquando da comemoração das Bodas de Ouro.

Crescia-se nas estruturas mas também nos equipamentos móveis e de combate a incêndio ou de socorro. Passara o tempo da Picota, do “Hot Kiss”, das primeiras moto-bombas, e era preciso dar condições de parqueamento e manutenção a viaturas de grande porte como o pesado Volvo, a primeira Grua, os novos e mais modernos veículos de emergência.

PSPor isso, a partir de 1984 começa-se a pensar seriamente num projecto ou para ampliação do quartel então existente ou, como veio a acontecer a construção do novo e actual quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz na Av. Dos Correios.

O edifício que foi inaugurado a 31 de Outubro de 1993 é ainda hoje um moderno e prático edifício no qual se têm feito as necessárias adaptações para melhorar ano a ano a utilização e rentabilização do mesmo.

A este complexo juntaram-se há cerca de 5 anos mais dois edifícios: o do Complexo da Piscina e Ginásio, inaugurado em 2008 e o da Clinica  inaugurado a 1 de Maio deste ano 2011.

Mas é na massa humana que sempre rodeou esta Associação que reside uma das suas maiores riquezas: os homens que ao longo da história deram o seu contributo para o engrandecimento da instituição – os dirigentes de todos os tempos e todos os que passaram até hoje pelo Corpo Activo e Fanfarra.

Na actualidade o Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz é constituído por 95 homens que actuam diariamente na área da emergência médica e saúde, no combate a incêndios, na protecção civil em geral e no apoio a populações.

A comunidade que é servida pela Associação foi-se alargando ao longo das décadas, não porque as fronteiras mudassem de lugar mas porque a eficiência do Corpo Activo, a oferta de serviços em geral foi aproximando ainda mais os Bombeiros, os cidadãos comuns, os empresários, os organismos oficiais.

Não regateando esforços, nem trabalho a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de EsmorizLogo6 tem pautado a sua orientação e gestão pelos valores do rigor e da sustentabilidade, arriscando tanto quanto necessário para superar em cada ano as dificuldades e alcançar os objectivos previamente estabelecidos.

A comemorar 80 anos de vida a palavra Missão faz sentido todos os dias porque há sempre alguém a precisar de ajuda, há sempre algo mais a construir e a melhorar.

 A insatisfação e o desejo de chegar mais além é motor que move vontades, que congrega esforços, que permite que se obtenham resultados alicerçados no querer e no trabalho de uma vasta equipa: desde os Órgãos Sociais aos Sócios e Amigos passando pelo Comando, Corpo Activo, Fanfarra e Colaboradores.

«Não Somos Melhores; Somos Diferentes» é frase que retrata uma maneira de ser e estar na vida associativa e no seio dos Homens da Paz por parte dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.



This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator
Flag Counter

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

186 Logged Visits

Found it 167     Didn't find it 1     Write note 4     Temporarily Disable Listing 3     Enable Listing 3     Publish Listing 1     Needs Maintenance 2     Owner Maintenance 5     

View Logbook | View the Image Gallery of 30 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.