Faz a tua pesquisa primeiro. Não entres simplesmente na mata; tenha um conhecimento sólido dos seus arredores primeiro.Estudar um mapa da área para onde você está a ir - e certificar-se de levá-lo contigo - aumentará as chances de não ficar completamente perdido. Instrua-se sobre a flora e a fauna da área que você está explorando. O conhecimento dos animais e plantas locais pode salvar a tua vida.
Certifique-se de comer bem antes de sair e de que alguém saiba para onde estás indo e por quanto tempo vais ficar por lá.
Não cometas o mesmo erro que James Franco comete em "127 horas", um filme de sobrevivência baseado em uma história real - certifica-te de que alguém saiba exatamente para onde e quando você está indo. Desta maneira, alguém saberá que estás desaparecido, alertará as autoridades responsáveis e poderá dizer a elas por onde começar a procurar-te.
Leva equipamentos de sobrevivência. Ferramentas básicas como uma faca, uma pederneira (um fósforo de metal), isqueiro, corda (a corda do tipo paracord 550 é a melhor), um apito, um saco de dormir, um espelho de sinalização, comprimidos de purificação de água e uma bússola podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Mesmo que estejas saindo para fazer uma trilha de um dia, certifica-te de levar o essencial.
Ter todo esse equipamento não significa nada se não puder usá-lo adequadamente. Certifique-se de praticar muitas vezes em um ambiente seguro antes de te aventurares na mata.
Não se esqueça de levar consigo um kit de primeiros socorros. Deves levar bandagens, antissépticos e pinças para remover espinhos que te possam infectar.
Se precisares de alguma medicação, ou injeção, leve-as contigo - mesmo que não planeje ficar longe o suficente para precisar delas.
Leva sempre o Gps com pilhas extra.
Abrigo
Encontre, ou crie um abrigo. Sem o abrigo adequado, estarás completamente exposto aos elementos e arriscarás a ter hipotermia, ou um ataque cardíaco, dependendo do tempo. Se não estiver vestido adequadamente para as condições climáticas, encontrar um abrigo é ainda mais importante. Por sorte, a floresta está cheia de ferramentas e recursos, tanto para fazer abrigos, quanto para fazer fogo. Eis algumas coisas que podes usar:
- Procura por uma árvore caída, ou torta. Podes fazer um abrigo empilhando galhos em ambos os lados da árvore caída, depois colocar arbustos, folhas, ou outras plantas.
- Use arbustos ou galhos verdes (ramos) de árvores para repelir a água, bloquear o vento, manter a neve longe e criar sombra. Feche o máximo de lados que puder do seu abrigo.
- Cavernas podem ser uma ótima escolha, mas certifique-se de que a que você escolheu já não está ocupada por gatos selvagens, cobras, ou outros animais hostis; eles sabem que as cavernas são boas também, e estão a procura de abrigo há muito mais tempo que tu.
- Se estiver nevando, faça uma caverna de neve. A neve é um excelente isolador, e lhe manterá muito aconchegado.
- Certifique-se de que teu abrigo não seja tão escondido a ponto de você passar o tempo todo nele e impedir que as pessoas lhe encontrem.
- Não gastes energia demais construindo o abrigo perfeito, ou vais ficar exausto.
|