Skip to content

<

“Porto de Pedra Sentida”

A cache by J_C Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/03/2016
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

"Porto de Pedra Sentida"


Numa cidade, em lugar dos afloramentos, os edifícios e as pedras para construção constituem  uma excelente articulação  entre  o  património  natural  e  o  património  edificado,  podendo  ser  utilizados  para  estimular o interesse  pela  Geologia  a  partir  da  identificação  da  pedra  com  as  fácies  das  pedreiras  mais  próximas.

Quem vê a cidade do Porto observa sempre uma grande quantidade deste tipo de granito que serve como um postal a quem a visita, levando-a sempre na lembrança e com a alegria e esperança de tornar a cá voltar.

Para registares “found it” nesta earthcache desloca-te às coordenadas publicadas e responde às seguintes questões, enviando as respostas para o seguinte endereço: jotace.geo@gmail.com

  1. -Nas coordenadas publicadas podemos observar uma exposição rochosa na superfície da Terra (Afloramento). Através deste é possível conhecer as características das rochas em uma região e sua extensão em área e auxiliar na pesquisa de recursos minerais. 1.1.- Qual tipo de formação geológica que se enquadra o granito que está a observar? 1.2.- Caracteriza por palavras tuas este tipo de granito. Quanto à granulometria? Sua textura? Cor? E os principais constituintes mineralógicos do granito?
  2. Observe com atenção os minerais e a granulometria do afloramento granítico aqui existente. Compare as suas características com o granito que constitui o chão que se encontra pavimentado. 2.1.- O afloramento rochoso e os cubos do pavimento são do mesmo tipo de granito? 2.2.- Considera que os cubos do pavimento são de granito do Porto?
  3. Sensivelmente a 1,60 metros de altura existe uma superfície acastanhada (Falha). Qual a sua largura e comprimento?
  4. Nas coordenadas publicadas é possível observar os principais constituintes mineralógicos do granito. Inclui no teu registo uma foto tua a apontar um exemplo de Quartzo e de Feldspato.

Tarefa Fotográfica uma foto tua no local, ou com teu GPS, ou com algo que te identifique será importante para concluires este desafio com sucesso. Obrigado pela visita!


Porto of the heartly stone

In a city, instead of rock outcrops, buildings and rocks used on them are an excellent bridge between natural heritage and built heritages. As so they can be used to stimulate the interest on Geology investigating the relations between the stones used and the nearby quarries characteristics.

Looking at the city of Porto one can always see a huge amount of a granite type. This particular stone, shaped on an image by the visitors, is a reminder that gives hope and joy for a future return.

To claim this earthcache as a found, go to the published coordinates and answer the following questions, sending the answers to me using my geocaching profile contacts.

1. -At the published coordinates one can see a rock outcrop at the Earth surface. Through this it is possible to know the rock characteristics on a region, their extension on the area and help on the research of mineral resources.

1.1 -On which geological formation the observed granite belongs to?

1.2 -Using your own words describe this granite regarding: granulometry, texture and color. What are the main granite mineralogical constituents?

2. –Carefully watch the minerals and granulometry of the existent granite outcrop. Compare them with the ones at the granite cubes from the pavement.

2.1 -Do you consider the granite outcrop and the granite cubes are from the same type?

2.2 -Can the pavement granite cubes be considered Porto’s granite?

3. –Roughly at 1.6 meters high there is a brownish surface (a flaw). What’s its size regarding width and length?

4. –At the published coordinates it is possible to see the main granite mineralogical constituents. Please include, in the log, your own photo pointing towards an example of quartz and feldspar.

Photo: A photo from you at the place will be our delight. Thank you for the visit!

 

 


Localização geográfica da cidade do Porto

A segunda cidade do país é o Porto, situado na foz do rio Douro, com o seu centro histórico classificado como Património da Humanidade pela UNESCO em 1996. É uma das mais antigas cidades da Europa.

A cidade situa-se na margem direita do rio Douro. Estende-se sobre a ampla plataforma (que se prolonga para N e que esta ligeiramente inclinada para o Oceano Atlântico), formada por uma sucessão de superfícies dispostas em escadaria.

O Porto foi-se desenvolvendo entre o vale encaixado do rio Douro a sul e o rio Leça a norte. O rio Douro é o responsável pelo vale, estreito e profundo, visível em toda a marginal e que se prolonga até à Foz, com vertentes íngremes e elevadas que apresentam em alguns pontos altitudes da ordem dos 70 e dos 80 metros. A Oriente encontra-se o vale mais amplo, o de Campanhã entre os montes da Vela e da Corujeira. É neste vale que correm os rios Tinto e Torto.

 

Enquadramento geotectónico da cidade do Porto

O perfil da cidade do Porto é definido pela presença do granito, granito do Porto, quer em afloramento, quer no património construído. O granito do Porto que constitui o substrato da cidade e é a pedra aplicada na sua edificação desde da ocupação romana até à actualidade.

Assim sendo, a cidade do Porto não pode ser dissociada dos seus granitos. Situa-se, sob o ponto de vista geológico, essencialmente na Zona Centro - Ibérica (ZCI) (NORONHA, 2005).

De acordo com o mesmo autor, um dos principais contactos geotectónicos da Península Ibérica é o contacto entre a Zona Centro Ibérica (ZCI) e a Zona Ossa Morena (ZOM). Este contacto está marcado a ocidente pela zona de cisalhamento Porto - Tomar (ZCPT) que passa pela zona da Foz do Douro - Nevogilde, pelo que, mais precisamente se deve considerar que a cidade se situa no limite entre aquelas duas zonas geotectónicas.

Na cidade do porto distinguem-se três tipos de formações geológicas (NORONHA, 2005).

  • Formações sedimentares de coberturas;
  • Formações metamórficas;
  • Formações ígneas.

O grupo mais significativo é o das formações ígneas, particularmente o das rochas graníticas. De facto o substrato em que assenta a cidade do Porto e essencialmente constituído por rochas graníticas xistosas da Era Primária e por alguns depósitos quaternários. As rochas mais antigas pertencem ao oriental da cidade (área do Bonfim e Campanhã). Nestes afloramentos os micaxistos e metagrauvaques constituem uma sequência relativamente monótona e metamorfizada, sendo frequentemente recortados por granitos. Também metamórficas são as rochas da zona mais ocidental da cidade do porto, na estreita orla litoral entre a Foz do rio Douro e o Castelo do queijo formando o chamado “Complexo Metamórfico da Foz do Douro”. Aqui encontram-se afloramentos de variadas rochas metamórficas e sedimentares com metamorfismo de alto grau.

 

Classificação do Granito do Porto

As rochas magmáticas formam-se quando o magma que está presente na câmara magmática arrefece e consolida. Quando formadas em profundidade designam-se rochas magmáticas plutónicas ou intrusivas, como é o caso do granito. Originam-se a partir de magmas com diferente composição, sendo, consequentemente, constituído por minerais simples.

Os granitos apresentam cores claras – rochas leucocratas. Os principais constituintes mineralógicos do granito são o Quartzo, o Feldspato e as Micas.

A cidade do Porto, é um exemplo, de uma paisagem granítica, porque esta cidade encontra-se assente num maciço granítico que lhe confere uma tonalidade cinzenta.

O granito sobre o qual assenta a cidade constitui a mais significativa mancha petrográfica da cidade do Porto, sendo este o material mais utilizado na construção dos monumentos da cidade. O granito do Porto aflora numa região com um clima mediterrâneo (região norte Atlântico) caracterizado por amplitudes térmicas diurnas e anuais pouco significativas, valores e precipitação média anual muito elevados, mas com Verões secos. Esta região é fortemente húmida caracterizada por chuvas abundantes.

O granito do Porto é um granito de grão médio de duas micas com textura hipidiomórfica granular, por vezes com tendência porfiróide (onde é visível uma clara e distintiva diferenciação no tamanho dos cristais que as compõem). Quando não meteorizado apresenta cor cinzenta clara e aspecto muito homogéneo. É constituído por quartzo, microclina, plagioclase, moscovite e biotite, tendo como minerais acessórios o zircão, a apatite e a silimanite (Begonha, 1997).

 

 

Additional Hints (No hints available.)