Enquadramento:
«CALIPO-TOUR EXTRA: PRECIOSIDADES DE UMA VILA PRINCESA»
Os cantos e recantos de uma Vila Única. Única nos tempos, na história e nas suas gentes. Vila de Reis e Rainhas, terra de Lendas, Hi(E)stórias e Credus sem fim! A Vila que é Princesa do Alentejo … mas Rainha de Portugal!
Bem-Vindo a Vila Viçosa
Esta Cache está englobada num conjunto de caches extras aos dois GeoTour’s principais: «CALIPO-TOUR 1: GENTES DA TERRA – PATRIMÓNIO DE HI(E)STÓRIAS» e «CALIPO-TOUR 2: CREDUS», destinados a proporcionar aos amantes do Geocaching a descoberta e um interessante “passeio” pela bela Calipole Alentejana.
Convidamos-vos a visitar cada local, a apreciar cada particularidade arquitetónica e cada pormenor da história de cada um dos pontos de passagem deste passeio. Registe o momento e partilhe com a comunidade GeoCaching.
| ANTIGO CONVENTO DE SÃO PAULO DE VILA VIÇOSA - EDIFÍCIO DA SOFAL

Este edifício pertencia à congregação dos monges da Serra d’Ossa, cujos eremitas adotaram, com modificações, a regra de Santo Agostinho. A comunidade religiosa constituída recebeu a designação de Nossa Senhora do Amparo.
Foi edificado por volta de 1590 sobre os muros a sul da Cerca Nova, recinto fortificado do século XVI, que incluía o novo traçado renascentista. O grande mecenas do Convento foi D. Teodósio II, 7º Duque de Bragança, que financiou as obras de melhoramento, que duraram até 1613. A sacristia era considerada a mais sumptuosa de Vila Viçosa.
Tinha um magnífico altar de mármore branco e uma mesa hexagonal que se encontra atualmente no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. A imagem de São Paulo foi deslocada para a igreja de S. Bartolomeu. As imagens de São José e de Nossa Senhora do Amparo foram enriquecer o templo de Santo António. Tinha também um claustro ajardinado com um poço no meio, assim como uma adega.
Depois da extinção das Ordens religiosas em 1834, o edifício foi adaptado a Teatro popular. Em 1836, funciona como quartel do Regimento de Infantaria 4. Em 1867, é o Convento cedido pelo Estado à Câmara Municipal, para nos seus terrenos se fazer cemitério público (Cemitério de São José, onde se encontra atualmente a Mata Municipal).
Em 1885, os terrenos e o edificado paulista são vendidos a um particular, sendo o montante resultante aplicado pela Câmara Municipal na construção do novo cemitério junto à igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Em 1892, encontrava-se já em avançado estado de ruína.
A maior parte dos materiais arquitetónicos do Convento foi aproveitada e encontra-se distribuída por diferentes locais de Vila Viçosa. O claustro foi demolido na sua quase totalidade e dos seus arcos se fez a ponte do Ratinho, a caminho de São Romão.
Em 1921, as ruínas do Convento e os terrenos a ele pertencentes foram vendidas à SOFAL (Sociedade Fabril Alentejana), que adaptou o edifício para refinação de azeites e para moagem de farinha. Ainda tenho uma vaga ideia de ver a SOFAL a funcionar, pelos anos de 1981-82. Recordo-me de ver as sacas de cereais a sair de um pequeno orifício que se encontra na fachada do edifício, junto da estrada para o largo D. João IV.
O edifício foi adquirido posteriormente pelo empresário Joe Berardo e passou posteriormente para a posse do BES. Encontra-se atualmente para venda, em avançado estado de degradação.
Penso que constitui um excelente espaço para a criação de um centro cultural, com um auditório, juntamente com um Museu de Arqueologia Industrial, que permitisse perceber como funcionava a SOFAL na primeira metade do século XX.
Fonte:
ESPANCA, Túlio Inventário Artístico de Portugal – Distrito de Évora, Zona Sul, vol. I, Academia Nacional de Belas Artes, Lisboa, 1978.
In: https://www.facebook.com/notes/tiago-pass%C3%A3o-salgueiro/o-antigo-convento-de-s%C3%A3o-paulo-de-vila-vi%C3%A7osa-edif%C3%ADcio-da-sofal/1256463207707399
Tome Nota:
- Considere os atributos indicados. Podem ser uma boa ajuda;
- Seja discreto e tenha atenção aos Muggle’s que possam eventualmente estar a observa-lo. A manutenção desta cache para os próximos visitantes depende disso;
- Preserve o Container, manuseando-o com cuidado e voltando a coloca-lo no exato sitio onde o encontrou;
- Esta Cache não contem material de escrita. Deve levar material de escrita consigo;
- Respeite o espaço e as regras do Geocaching não danificando o local, nem deixando qualquer tipo de resíduos/lixo;
- Divirta-se!
Sinta-se convidado a conhecer as nossas Geo-Aventuras: As que vivemos alegremente e as propomos humildemente. Encontre-nos «aqui»!