Skip to Content

<

Basaltos, traquitos e tufos no Funchal

A cache by ANAAP=ALP (PRIXI12&ANAVCF) Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/29/2016
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A Sé Catedral do Funchal é um bonito monumento situado bem no centro histórico da capital do Arquipélago da Madeira, constituindo mesmo a mais emblemática obra do período Manuelino na Ilha da Madeira.

Translation

A sua construção Os trabalhos de construção foram executados por dois mestres, Pero Annes, mestre carpinteiro e Gil Enes, pedreiro mestre, os quais edificaram um monumento com estrutura filiada no gótico mendicante, de planta em cruz latina de três naves escalonadas e com transepto saliente, cobertas por teto de madeira. A nave central, a mais alta, prolonga-se até ao arco triunfal da capela-mor. Assim como as capelas, de Nossa Senhora dos Varadouros e de Nossa Senhora de Lourdes, as naves possuem um teto de gosto mudéjar, de influência islâmica em cedro branco da Ilha, sendo considerados os exemplares mais bem trabalhados existentes em território nacional. Suporte em Tufo Lapilli, onde podemos ver a maior predominância nas suas fachadas A Sé do Funchal, é o maior dos templos da cidade do Funchal e do Arquipélago. A sua riqueza ornamental e talha faz dela uma das mais consagradas do Gótico final e Manuelino, tendo sido classificada como Monumento Nacional em 1910. Até ao presente foram feitas diversas intervenções de restauro na Sé do Funchal, exemplar único do nosso património.
 

A pedra Natural da Ilha Madeira

“Pedra” é a designação popular do material natural que em ciência é chamado rocha, definido como um agregado consolidado ou não consolidado de minerais, de minerais e vidro natural, ou de minerais e matéria orgânica, que é formado por ação de processos geológicos classificados como magmáticos, sedimentares e metamórficos. Características Gerais e Localização das Explorações de Pedra Natural na Ilha Madeira. A maioria das formações geológicas que ocorrem na ilha da Madeira é constituída por rochas do tipo extrusivo, algumas das quais são utilizadas como pedra natural, podendo ser classificadas e agrupadas em dois conjuntos bem distintos. O primeiro compreende rochas básicas a intermédias, compactas e/ou porosas e vacuolares, representadas por escoadas basálticas (sentido lato), chaminés e filões, resultantes de erupções vulcânicas efusivas essencialmente do tipo havaiano. O segundo compreende rochas piroclásticas, resultantes de erupções explosivas e/ou mistas do tipo stromboliano, mais abundantes nas zonas centrais da ilha, onde são mais grosseiras e caóticas, constituídas por uma grande variedade de materiais, ditos de projeção, desde enormes blocos a cinzas muito finas, passando por termos intermédios denominados feijoco, lapilli ou areão, de aspeto vesicular e esponjoso, entre os quais são frequentes as características bombas vulcânicas. Por vezes, estes materiais pouco consolidados apresentam o aspeto de brechas mais ou menos grosseiras e heterométricas, ou apresentam-se como tufos. caracterização petrográfica e mineralógica das seis amostras de pedra natural da Madeira:
 

Traquibasalto

Conhecido localmente como cantaria “rija”; rocha vulcânica efusiva de tonalidade cinzenta

Traquito

Conhecido localmente por cantaria branco-sujo

Tufo de Lapilli 1

Conhecido localmente por cantaria “mole” preta-esverdeada; rocha piroclástica de cor negra-esverdeada, muito porosa, com clastos de dimensões que variam entre 2 e 64 mm.

Tufo de Lapilli 2

Conhecido localmente por cantaria “mole” castanha-esverdeada; rocha piroclástica de cor castanha-esverdeada, muito porosa.

Tufo de Lapilli 3

Conhecido localmente por cantaria “mole” vermelha; rocha piroclástica de cor vermelha-alaranjada, muito porosa, vesicular, com clastos de pequenas dimensões, e cristais de olivina.

Tufo

Localmente conhecido por cantaria “mole” cor-de-rosa; rocha tofácea constituída por plagióclase e hematite e pelos seguintes minerais secundários: calcite, dolomite, zeólito (chabasite) e esmectite

Tabela de composição química dos tipos estudados de pedra natural do Arquipélago da Madeira.

Tabela de composição química dos tipos estudados de pedra natural do Arquipélago da Madeira

Para poderes fazer o log a esta eartcache tens de responder as seguintes questões que se seguem:
1 – Diga qual o nome da rocha que esta mais presente, e saliente na fachada principal da igreja, e a sua cor predominante?
2 - Aproximando-se mais perto da rocha, diga se consegue identificar a presença de algum mineral junto a mesma?
3 - Identifica mais 2 variedades de rocha usadas na construção da igreja?

Por último e opcional podes tirar uma foto no local.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

375 Logged Visits

Found it 368     Write note 6     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 366 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.