Igreja de São Mamede - Deocriste
A Igreja
A Cruz
A Homenagem
RESENHA HISTÓRICA
A respeito da história desta freguesia, no livro "Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. II Norte Arquivos Nacionais/Torre do Tombo" diz textualmente:
« A paróquia de Deocriste, é citada nas Inquirições de D. Afonso II, de 1220, sob a designação de "Sancto Mamete" no termo de Deocriste. Pertencia, na época, à Terra de Aguiar de Riba Lima. Aparece com categoria de paróquia nas Inquirições de D. Afonso III, feitas em 1258. Figurava então no julgado de Aguiar. Nas Inquirições de D. Dinis, de 1290, a freguesia de São Mamede de Deocriste é do julgado de Barcelos.
Na taxação das igrejas, a que se procedeu em 1320, Deocriste, incluída na Terra de Aguiar de Neiva, foi taxada em 80 libras.
No registo da cobrança das "colheitas" dos benefícios eclesiásticos do arcebispo de Braga, efectuado por D. Jorge da Costa, entre 1489 e 1493, rendia 15 libras, o correspondente a 1140 réis, em dinheiro com "morturas", e 19 réis de dízimas de searas.
Em 1528, o livro dos Benefícios e Comendas atribui-lhe um rendimento de 30 mil réis.
Américo Costa descreve São Mamede de Deocriste como vigairaria da apresentação da Colegiada de Barcelos, no termo da mesma vila.
Em termos administrativos, pertencia em 1839, à comarca e concelho de Barcelos e, em 1852, à comarca e concelho de Viana do Castelo".»
ASPECTOS GEOGRÁFICOS
A freguesia de Deocriste, que ocupa um belo trecho da bacia do Rio Lima, é banhada pela ribeira de Subportela, que tem origens na encosta Poente da Serra da Padela.
Compõem a freguesia os lugares de Aldeia, Costa, Gandra, Outeiro, Terças e Xisto.
Apresentando um índice de cerca de 750 habitantes, Deocriste mantém o sector primário como actividade económica predominante. As actividades agrícolas diminuíram bastante e caracterizam-se por uma economia de subsistência.
A cache:
O recipiente é de tamanho micro, não permitindo trocas de objetos.
Contem apenas logbook. Levem material de escrita.
Coloquem a cache no mesmo local. Mantenham-na na posição correcta para prolongar a sua longevidade.
Tenham atenção aos muggles. Sejam discretos!
Façam CITO, se necessário. Tirem e publiquem fotos... Muitas fotos, porque o local merece. E, principalmente, divirtam-se!
Pratique geocaching de forma responsável e consciente, respeitando as normas básicas de segurança. Faça-o por sua conta e risco!
Obrigado pela vossa visita!
e-mail: geo.amigosdanatureza@gmail.com