Skip to Content

<

VêGês há muitos....

A cache by ninigt Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/10/2017
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


VêGês há muitos...

Rede geodésica nacional é o conjunto de todos os vértices geodésicos(VGs) e das suas relações geométricas, distribuídos pelo país, colocados em posições dominantes de forma a garantir intervisibilidade, devidamente coordenados,formando uma malha triangular, e cujas posições relativas e coordenadas geodésicas são conhecidas com grande exatidão, baseada na medição de ângulos e de algumas distâncias.

Os VGs Estão materializados através de diversas formas geométricas, como pirâmides ou troncos de cone sobre cilindros (bolembreanas) ou são coincidentes com estruturas já existentes.

Bolembreano é o nome comum das construções em alvenaria de forma troncocónica que, em Portugal, são utilizadas como VGs de 2ª e 3ª ordens. Distinguem-se entre si pelo facto de os vértices de 2ª ordem terem uma faixa preta pintada na base. A designação tem origem no nome da povoação de Bolembre, no concelho de Sintra, onde este tipo de construção foi pela primeira vez utilizado.

FONTE:http://www.dgterritorio.pt/

Até à década de 1960 as medições eram feitas pelo método chamado de “Geodésia Clássica”, utilizando equipamentos como o Teodolito e o Tacómetro. Hoje em dia estes equipamentos estão equipados com distanciómetros de infravermelhos, bases de dados e com ligação a satélites geodésicos.

Por ano, estima-se que os continentes se desloquem a uma razão de 2 a 20cm ano e sendo assim as actuais redes geodésicas são mais flexíveis e baratas que as redes de pontos fixos (VGs), pondo agora em causa a existência desses mesmos pontos.

Estes pontos irão com certeza continuar a existir ao menos nem que seja por razões administrativas e legais a escalas locais e regionais ou para continuarmos a colocar caches.

Por todo o país, a rede de VGs é enorme e grande parte, ou senão quase toda, está já referenciada neste nosso passatempo.

Aqui a zona de Anadia não é excepção e VGs no mapa do Geocaching não faltam. Um é o VG - ALTO DA BARROSA (58,59º) e outro é o Alto do Quintela (51,35º), mas há muitos mais...

Por acaso, estes dois são do SilvaTeam.


This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.