Porquê esta cache:
EM NOME DA SAÚDE… a aventura pelo concelho de Braga, continua. Desta vez por terras de Guisande. Caminhada, geocaching, convívio, partilha… unem-se para potenciar contextos, saberes, experiências, questões, desafios. Orientados pelos 8 fatores naturais e universais (Água, Alimentação, Ar, Confiança, Descanso, Exercício, Sol, Temperança), um grupo de amigos conversam sobre…
A ex-freguesia de Guisande, agora integrada na União das Freguesiasde Guisande e Oliveira (S. Pedro).
Locais de Interesse Turístico::
Alto de S. Mamede ou Castro do Monte Redondo (Estação arqueológica da Idade do Ferro, classificada como Monumento Nacional em 1910. O sistema defensivo deste castro é constituído por três linhas de muralha e composto por habitações de planta circular e rectangular na área interna delimitada pelo amuralhado. A primeira linha de muralha tem 1050 metros de perímetro, sendo que a segunda contém uma porta para o lado poente. Estas duas linhas de muralha estão em bom estado de conservação, no entanto, a terceira linha encontra-se muito danificada. Segundo os especialistas, O Castro do Monte Redondo é talvez o maior povoado proto-histórico do concelho de Braga, possuindo dimensões semelhantes ao da Citânia de Briteiros), Lugar da Boucinha, Quinta do Ribeiro e Moinhos (Guisande); Penedo das Letras (Penedo pontiagudo que se eleva sobre outros e no qual se lê a seguinte inscrição: "No dia 6 de Dezembro de 1832 veio a este sítio e subiu a estas pedras sua majestade o senhor D. Miguel I".
Albano Belino define-o nos relatórios das suas explorações arqueológicas suburbanas de Braga, como a imponente penha que se eleva no monte sobranceiro à aldeia de Oliveira S. Pedro. É um local enigmático, de lendas, de histórias, desde longa data, para as populações próximas. O Penedo das Letras sempre inspirou, ao longo dos tempos, lendas e narrativas de amores proibidos e diz-se que por ali se refugiava o rei D. Miguel I para se esquecer dos conflitos com sua mãe, para se passear no seu cavalo ou porque daí procurava detectar a chegada das tropas do seu irmão D. Pedro do Brasil. O facto é que, durante a sua estadia, em Braga, D. Miguel I esteve neste local, ficando o registo da sua passagem devidamente assinalado com uma inscrição na face triangular de um rochedo. No entanto o povo sempre afirmou que o rei vinha ao Penedo das Letras para cortejar uma moça da terra.
Património Cultural Imóvel: Igreja Paroquial, Capela do Padrão, Pedestais: Coração de Maria e Coração de Jesus, Castro do Monte Redondo e Necrópole da Alta Idade Média (Guisande)
(Fonte: Nossa Terra)
A Cache
Localização da cache…
A cache situa-se nas proximidades da Junta da União de Freguesias e da Igreja.
Tipo…
É do tipo tradicional, pequena, contém logbook com stashnote e algumas prendas para troca. Levar material de escrita. Por favor, feche bem o container e recoloque o mesmo como o encontrou.
É isso você sabe que a durabilidade da cache depende muito da sua melhor atenção.
Faça CITO, se possível.
Obrigado.