Enquadramento:
«POR TERRAS DO ALANDRO»
O Alandroal foi fundado em 1298 por D. Lourenço Afonso, Mestre de Avis, e, em 1486, recebeu foral.
Nas terras deste concelho crescem aloendros, ou alandros, cuja madeira é usada no artesanato local, e daí a origem do topónimo.
O concelho de Alandroal, localiza-se no distrito de Évora, em pleno Alentejo Central, sendo servido pelas EN 373 e a EN 255. Geograficamente, faz fronteira com Espanha através da margem direita do Grande Lago de Alqueva, e abrange uma área de aproximadamente 545 km2 repartidos por quatro freguesias.
Destacando-se a presença de um vasto património, com relevância histórica, religiosa e cultural, o qual denota a sua genuinidade e tipicismo através das suas construções em Xisto, é palco de ricas tradições, entre as quais os cantares dos reis, a elaboração de pratos tradicionais relacionados como o peixe do rio e a já mencionada feitura de peças de artesanato em madeira de ALANDRO.
É ponto de honra proporcionar a quem o visita uma experiencia única e memorável.
Bem-Vindo ao Alandroal.
------
Esta Cache está englobada num conjunto de caches destinadas a georeferenciar alguns pontos interessantes e por vezes despercebidos deste bonito e acolhedor concelho Alentejano.
Como é nosso timbre, convidamos-vos a visitar cada local, a apreciar cada particularidade arquitetónica e cada pormenor da história de cada um dos pontos de passagem deste passeio. Registe o momento e partilhe com a comunidade GeoCaching.
PATRIMÓNIO RELIGIOSO | ERMIDA DE SANTO ANTÓNIO - TERENA
DESCRIÇÃO
Arquitectura religiosa, proto-barroca. Ermida de planta longitudinal, constituída por nave, de planta quadrada, e cabeceira tripartida, com capela-mor e sacristias laterais; retábulo-mor em talha dourada, de estilo barroco, talvez ainda do reinado de D. Pedro II.
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO
Sec. XVII
CRONOLOGIA
1657, Agosto - fundação da ermida, custeada por um grupo de devotos de Santo António dirigido por João Nunes Ribeiro, cavaleiro professo da Ordem de Cristo;
1660, 24 de Março - finalização da construção da ermida;
1660, 25 de Março - celebrada a primeira eucaristia no seu interior, tendo ficado dependente do priorado da vila e com capelão próprio de missa quotidiana;
1755, 1 de Novembro - a ermida sofre alguns estragos, posteriormente reparados pela comissão fabriqueira.


In: http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=16516
Tome Nota:
- Considere os atributos indicados. Podem ser uma boa ajuda;
- Seja discreto e tenha atenção aos Muggle’s que possam eventualmente estar a observa-lo. A manutenção desta cache para os próximos visitantes depende disso;
- Preserve o Container, manuseando-o com cuidado e voltando a coloca-lo no exato sitio onde o encontrou;
- Esta Cache não contem material de escrita. Deve levar material de escrita consigo;
- Respeite o espaço e as regras do Geocaching não danificando o local, nem deixando qualquer tipo de resíduos/lixo;
- Divirta-se!
Sinta-se convidado a conhecer as nossas Geo-Aventuras: As que vivemos alegremente e as que propomos humildemente. Encontre-nos «aqui»!