
O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros é muito diversificado em belas paisagens e excelentes miradouros, um pouco por toda a sua área.
Este ''miradouro'' leva nos à Mendiga, a sul do Concelho de Porto de Mós, mais precisamente à vertente oeste do planalto da Serra da Mendiga, sobranceiro à mesma povoação.
O Penedo de Frade teve essa designação toponímica de origem popular, há muitos anos atrás, pelos habitantes da Mendiga, por o rochedo aparentar características semelhantes à cabeça de um frade, segundo a tradição oral da nossa terra.
Certo é que o penedo terá tido essas características devido a formações geológicas no local e que ainda continuam a surgir, pois alteraram lhe um pouco a estética que o assemelha a um ''frade''.
O Penedo do Frade continua a ser um ''ícone'' da Mendiga, pois dele temos uma fantástica vista sobre a nossa terra e um pouco por toda a freguesia e o vale entre a Serra dos Candeeiros e a Serra da Mendiga.
Há duas opções para estacionar e entrar num dos trilhos para aceder a este local (ver Waypoints de estacionamento).
Sejam cautelosos, pois à medida que aumenta a cota de altitude, há também muita vegetação e os trilhos deixam de estar bem definidos, não destruam os muros de pedra solta e sejam cordiais com os moradores, caso sejam abordados por alguém.
A cache contém apenas o logbook.



|