Skip to Content

<

Mercado da Nossa Senhora da Conceição

A cache by Bocage_ConVida Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 09/01/2017
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Se queres conhecer um povo, visita um dos seus mercados.

O Estado Novo dispunha de um conjunto de projetos-tipo que lhe permitia executar obras, usando desenhos idênticos, introduzindo apenas pequenas alterações, poupando assim muito dinheiro em elaborados estudos e projetos.


Com este tipo atuação foram edificadas: as Escolas do Ensino Básico que ainda hoje vemos um pouco por todo o país; os edifícios como aqueles destinados ao Banco de Portugal, Escolas do Ensino Secundário e Liceus, Quarteis, Mercados e até Bairros como este erigido em Setúbal, o Bairro da Nossa Senhora da Conceição.

Relativamente ao Mercado que recebeu o nome de um dos Bairros de Setúbal, trata-se de um belo edifício, construído propositadamente para ser um ponto de abastecimento de produtos frescos à população daquela zona da cidade.

Para encontrares a cache deste Mercado terás que visitar alguns pontos dos dois principais Bairros que servem de ponto de abastecimento aos seus habitantes, nomeadamente o Bairro da Conceição e o Bairro Santos Nicolau, como também de visitar o Mercado em si. Só após a recolha dessas informações, conseguirás encontrar os dados para o GZ da cache.


Amig'e agarrrra no choco e bamos


Ponto 1:


Nossa Senhora da Conceição

Nas cortes celebradas em Lisboa no ano de 1646 declarou el-rei D. João IV que tomava a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal, prometendo-lhe em seu nome, e dos seus sucessores, o tributo anual de 50 cruzados de ouro. A partir desta data ofereceu-lhe a Coroa Portuguesa, devido ao facto de recuperar a independência. Os Monarcas portugueses deixaram de utilizar a Coroa.

O Bairro da Nossa Senhora da Conceição situa-se entre a Rua Augusto da Costa e a Praça Dona Olga Morais Sarmento, na Freguesia de São Sebastião. O Bairro foi criado durante o Século XX, nos anos quarenta.

História do Geocaching em Setúbal: Neste local em 11 de Março de 2012, foi publicado a cache GC3E7QH - Bairro da Conceição by simiaribeiro

Neste ponto terás que ver qual da data de inauguração da estátua, mais precisamente o dia (AB).


Pontos 2 e 3:


"Na zona oriental da cidade de Setúbal, nos anos 1900-1928, cria-se à semelhança do Bairro Salgado, um outro bairro ocupando o espaço que até então fora dominado por quintas de olivais. Uma delas era o "Olival do Zé da Moita", um indivíduo muito popular na altura. Também era um zona de muitos moinhos, um dos quais ainda se mantém de pé, embora muito degradado, que moíam o trigo e o centeio que vinham do Alentejo e serviam para fazer o pão que alimentava os pescadores e não só. O Bairro Santos Nicolau, em contrapartida, destinava-se à habitação de gentes mais pobres, pescadores, proprietários dos "Varinos" (pequenas embarcações) que recolhiam do Sado, as espécies de peixes mais raras e apreciadas pela população da região." (in A Breve História do Bairro Santos Nicolau de Augusto Martins).

O Bairro Santos Nicolau foi povoado, em grande parte, por pescadores oriundos dos concelhos da Murtosa e Ovar do distrito de Aveiro. Daí a alcunha de Varinos (naturais de Ovar, os Ovarinos). O Bairro foi crescendo com o desenvolvimento da Industria da Conserva de Peixe durante o período da Grande Guerra (Primeira Guerra Mundial).

Atualmente, o Bairro Santos Nicolau situa-se entre o Bairro Rendeiro, Bairro Barreto, Rua Morgado de Setúbal e a Rua Camilo Castelo Branco, na Freguesia de São Sebastião.


No cruzamento entre a Rua Rodrigo Ferreira da Costa e a Rua Dom Pedro Fernandes Sardinha, encontra-se uma referência de uma antiga caixa de bombeiros que foi colocado na parede de um dos edifícios desse cruzamento. Terão que saber qual o número do posto dos bombeiros que consta neste marco, esse número será a vossa letra C. Atenção: Nota este ponto é de elevado grau de dificuldade para o encontrar durante os dias de semana. Vejam os atributos da cache, pois vão necessitar deles.


No cruzamento seguinte, a caminho das Escarpas de Santos Nicolau (entre a Rua Rodrigo Ferreira da Costa e a Rua Dom José Guimarães e Torres) encontra-se duas casas uma em frente da outra, com uma curiosidade engraçada. Ambas tem um animal de barro no seu telhado. Devem dobrar o valor que corresponde ao animal que será o v/ D. Caso seja:

Borrego - 2

Galo - 3

Gato - 5

Peixe - 7


Ponto 4 e 5:


A decoração das portas exteriores do Mercado da Conceição tem alguns dos produtos que se podiam encontrar no início do seu funcionamento. Actualmente a ala Este, antiga secção dos pescadores, encontra-se vazia devido à redução dos mercantes e pescadores no mercado. Para saber o (E) e o (F) terás que contar o seguinte:

(E) o número de portas internas para o pátio interior do mercado;

(F) o número de animais que constam nos ordenamentos das portas exteriores do mercado.


Para o GZ, levar uma caneta:

N 38º 31. (F/E) (F*D-4)

W 008º 52. (B-E) (C) (A+B+C)


Horário do mercado: De terça-feira a domingo, das 07h30 às 14h00

(Encerra às segundas-feiras e nos feriados dias 1 de janeiro, 25 de abril, 1 de maio, 15 de setembro e 25 de dezembro)

Additional Hints (Decrypt)

S - b pnavgb aãb ragen anf pbagnf
Fgrnygu erdhverq

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

55 Logged Visits

Found it 46     Didn't find it 1     Write note 1     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Owner Maintenance 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 2 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.