Penedo da Pedra Sobreposta

Legenda: Penedo da Pedra Sobreposta - foto do Município de Manteigas, vista do PR4 Rota do Carvão, desde Sul.
Este Penedo é um enorme tor granítico, pleno de aspectos geológicos característicos desta zona. Nas cartas militares, surge referenciado como "Cabeço da Eireira".
É avistado, estando por exemplo na Cruz das Jogadas na PR13 do Município de Manteigas - Rota das Faias, ou no local assinalado como "Vista para o Cântaro Magro, Cântaro Gordo e Pedra Sobreposta". Desde sul, é avistado da Rota do Carvão no troço que faz a descida ao vale glaciário. Também o pude avistar do Piornal há uns meses e foi aí que decidi definitivamente vir cá.
Há várias formas de chegar a esta zona do Parque Natural da Serra da Estrela, sendo que a PR4 do Município de Manteigas - Rota do Carvão, pode ser uma boa opção de aproximação. No entanto, para o Penedo em concreto e para as últimas centenas de metros, não consegui informar-me ou descobrir um trilho mais ou menos definido.
Havia feito uma tentativa prévia há cerca de um ano com o ZéSampa (obrigado!), desde Norte, que terminou sem sucesso, abortada devido ao mato alto e intrasponível. Desta vez, para a colocação, parti de Oeste.
Poderei ceder a track realizada a quem tenha esse interesse. Não garanto que vão encontrar uma auto-estrada. Nem sempre o caminho mais curto será o mais adequado. Evitar as zonas baixas dos cursos de água, onde o mato é mais denso e alto. Preferir os cumes rochosos e os matos rasteiros fáceis de contornar e ultrapassar.
Tendo em conta a inacessibilidade natural deste local, deverás tomar as devidas precauções no que toca à segurança.
Quanto à cache, não está no topo. Mas está entre os rochedos mais altos, na grande fenda vertical. Há um passo um pouco mais exigente para subir/descer o patamar de acesso, mas nada de extremamente difícil (em condições meteorológicas favoráveis).
Recomendo também ir à zona sul do afloramento rochoso onde há pias gigantes e outras rochas bem imponentes, e de onde se pode ter uma perspectiva do vale glaciário e da própria Pedra Sobreposta.
Boas aventuras!
Estrela, junho 2024
J.Greg
