Enquadramento:
PROJECTO «EVO|CREDUS» - CACHES EXTRA
O Projecto Evo|Credus é um conjunto de 6 geo-caches, destinadas a proporcionar aos amantes do Geocaching a descoberta e um interessante “passeio” pelo património da tradição Cristã desta «Mui Nobre e Sempre Leal Cidade de Évora» no conjunto das 11 paróquias (4 dentro de muralhas + 5 além muralhas) que constituem hoje essa realidade. Esta, é uma das várias geocaches extras ao projecto original. Geo-referencia mais um dos muitos e curiosos pontos de interesse no referido património da tradição cristã eborense.
Convidamos-vos a visitar o local, a apreciar cada particularidade arquitetónica e cada pormenor deste passeio. Registe o momento e partilhe com a comunidade GeoCaching.
Divirta-se!!
EC'XTRA 6 | CRUZEIRO DA PIEDADE
Cidade profundamente cristã, Évora, foi das primeiras terras de Portugal a levantar cruzes de pedra, cenotáfios rudes na braveza da giesta, na solidão da campina, em voto de piedade, de tragédia, de gloria ou de devoção. Na segunda metade do século XVI, Francisco de Holanda, o iluminador, miniaturista e esteta eminente, escrevia ao rei D. Sebastião lembrando-lhe a conveniência de perpetuar em mármore ou granito, os cruzeiros de madeira que existiam em Lisboa e arredores, como já fizera o Senado de Évora.
Não há memória porém, de subsistirem esses primitivos emblemas: memórias e alminhas em registos de azulejos, são posteriores cerca de dois séculos, e chegaram aos nossos dias tristemente vilipendiadas pelo insulto mais do homem que do tempo.

Este Cruzeiro da Piedade, o Cruzeiro do Espinheiro (sobranceiro à quinta do Freixo, junto ao Cemitério com o mesmo nome), o cruzeiro da Chainha (na tradição popular a Cruz das Almas) situado na bifurcação das estradas daquele nome e do Penêdo do Ouro(Louredo), muito mutilados, a partir dos primórdios do século, tombaram inglórios até princípios de 1942, época em que o Presidente da Comissão Municipal de Turismo, Dr. António Bartolomeu Gromicho em nobilitante atitude, os salvou do abandono e olvido, mandando-os reparar.
In: http://marcoseborenses.no.comunidades.net/cruzeiros-e-alminhas
Tome Nota:
- Considere os atributos indicados. Podem ser uma boa ajuda;
- Seja discreto e tenha atenção aos Muggle’s que possam eventualmente estar a observa-lo. A manutenção desta cache para os próximos visitantes depende disso;
- Preserve o Container, manuseando-o com cuidado e voltando a coloca-lo no exato sitio onde o encontrou;
- Esta Cache não contem material de escrita. Deve levar material de escrita consigo;
- Respeite o espaço e as regras do Geocaching não danificando o local, nem deixando qualquer tipo de resíduos/lixo;
- Divirta-se!
Sinta-se convidado a conhecer as nossas Geo-Aventuras: As que vivemos alegremente e as que propomos humildemente. Encontre-nos «aqui»!