Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

Traditional Geocache

PT – POR AMOR – Viburnum Opolus

A cache by Team_Quiterio Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 7/12/2017
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


PT – POR AMOR – Viburnum Opolus

Este percurso pretende levar-vos a fazer um passeio por uma parte da freguesia de Amor, visitando alguns locais de interesse e proporcionando uma viagem pela natureza.

AMOR

Amor é uma freguesia portuguesa do concelho de Leiria, tendo com principais localidades: Amor, Casal dos Claros, Barreiros, Coucinheira, Casal Novo, Barradas e Toco.

LENDA SOBRE A ORIGEM DO NOME

Fazia o Senhor Rei D. Dinis e a sua Santa mulher, a Rainha Santa Isabel, uma mais demorada pousada em Leiria, talvez para descansar dos muitos a fazeres do seu alto cargo. Um dia, o Rei passeando no seu fogoso corcel, galopou, galopou, campos fora, e, lá longe, num pequeno lugar vê uma camponesa formosa como nenhuma outra se vira ainda em muitas léguas ao derredor.

Apaixonou-se o Rei pela camponesa e ali, naquele lugar, no meio do campo florido de papoilas e malmequer nasceu naquele dia um grande amor. As visitas do Rei ao seu grande amor continuaram e tornaram-se conhecidas nas redondezas, e, àquele lugar começaram a chamar Amor.

Também a Rainha soube dos novos amores do Senhor seu marido e Rei e, para lhe mostrar a sua reprovação sem o melindrar, mandou uma noite alumiar o caminho por onde o Rei, seu esposo, deveria regressar a Leiria.

D. Dinis, ao dar com as veredas, por onde voltava, com grande alumiação, de muitos fogachos, viu estar ali uma muda intenção crítica da Rainha, e exclamou: "Até aqui cego vim!" E o sítio onde começavam as iluminarias passou a chamar-se "Cegovim", que, por uma natural corruptela popular se chama hoje Segodim. (wikipedia)

A Cache

Virbunum opulus (Kalyna) é uma espécie do gênero botânico Viburnum pertencente a família das Adoxaceae.

A Viburnum opulus é nativa da Europa e Ásia. Alguns botânicos consideram a espécie norteamericana Viburnum trilobum como uma variedade botânica desta ( como Viburnum opulus var. americanum Ait.), ou uma subespécie , Viburnum opulus subsp. trilobum (Marshall) Clausen.

É conhecida popularmente como "bola-de-neve", "noveleiro", "novelo", "novelo-da-china", "novelo-cromático" e "espirema", mas o nome mais comum é rosa-de-gueldres.

Apresenta uma ramificação difusa. As folhas são caducas com lobos serrilhados Os frutos são vermelhos.

 

É geralmente cultivada como planta ornamental devido as suas flores e frutos. Tolera a maioria dos solos, porém cresce melhor em solos úmidos e moderadamente alcalinos. Vários cultivares foram selecionados, entretanto apresentam flores estéreis, em maior abundância, porém não produzem frutos. É encontrada em matos, matagais e ripícola, com floração entre março e abril. (Wikipedia)

A cache é tipo small, contem logbook e material de escrita.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

75 Logged Visits

Found it 73     Publish Listing 1     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 2 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 1/9/2018 10:43:04 AM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (6:43 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page