Skip to Content

<

Sky Fall - Varanda de Santa Luzia

A cache by Familia Rosa Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 8/18/2017
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A erosão da parte norte da Montanha do Pico, provocou uma das mais espetaculares plataformas naturais, com umas das mais belas vistas do Mundo. Foi batizada como "Varanda de Santa Luzia" por ficar virada para esta freguesia.


Geologia da Montanha do Pico

"A Montanha do Pico constitui um edifício vulcânico com altura de 2351m acima do nível do mar e cerca de 3500m acima da plataforma oceânica dos Açores (Nunes, J.C. 1999), o qual se designa por Estratovulcão*, muito semelhante ao Vulcão do Fogo em Cabo Verde, ao Teide nas Canárias, Monte Fuji no Japão e ao Mayon nas Filipinas, sendo o terceiro maior do Oceano Atlântico. Esta apresenta um grande número de formações geológicas características deste tipo de edifício vulcânico, bem como uma grande variedade de tipos de basalto, que variam pelas suas características morfológicas e químicas. A montanha foi então formada por várias erupções, as quais lançaram grandes escoadas lávicas que acabaram por formar a zona Oeste da ilha, tendo, no entanto, havido também algumas erupções adventícias nos seus flancos, geralmente de natureza estromboliana. Como resultado destas erupções adventícias podemos encontrar na montanha várias formações, como os “cabeços”, das quais resultaram diversos níveis de piroclastos. Tendo iniciado a sua formação há cerca de 240 000 anos, a edificação da montanha processou-se por fases, sendo, assim, este tipo de vulcão designado de poligenético. Assim, podemos dividir a formação da Montanha do Pico em 3 fases:

Fase I – Edificação de um grande cone vulcânico, devido a uma grande actividade na parte central do vulcão, tendo atingido dimensões semelhantes à do vulcão actual. Esta fase termina com o colapso do topo do vulcão, originando uma cratera-poço* com cerca de 800m de diâmetro a uma altitude de cerca de 2050m.

Fase II – A actividade vulcânica no topo do vulcão dá-se a partir de fissuras localizadas na cratera, originando extensos derrames lávicos pahoehoe*, que preenchem toda a cratera, e aumentam a altura do vulcão. Esta fase termina novamente num colapso do vulcão originando uma cratera à cota aproximada de 2250m, deslocada para NNE.

Fase III – Formação do cone do Piquinho, no interior da cratera actual, deslocado para NE, emitindo escoadas lávicas sob a forma de “lavas em tripa”* que preenchem grande parte da cratera. Esta lava originou um lago de lava na cratera, tendo transbordado nos bordos E e SE da cratera. Esta fase termina com o aparecimento de uma fissura eruptiva, no interior da cratera, emitindo essencialmente piroclastos."

Valter Medeiros http://ilhapiconatural.blogspot.pt/2008/11/geologia-da-montanha-do-pico.html

Exposta aos elementos atmosféricos e aos sismos, aos longo dos séculos, a encosta Norte da Montanha do Pico foi sofrendo uma Grande Erosão, com grandes quebradas da rocha da orla da cratera, tendo se formado um enorme precipício. Do interior da Cratera e virada a Norte, as escoadas lávicas do Tipo Pahoehoe vão até ao limite do precipício, formando a espetacular "Varanda de Santa Luzia".

Vistas soberbas!!! Mário Pardo saltou de paraquedas desta Varanda... Aqui ficam as Imagens...

https://www.youtube.com/watch?v=JiwGAsnlD4Q

 

Para logar esta EarthCache basta chegar ao GZ, virar-se para o precipício e responder às seguintes questões (enviando-as em mensagem privada para o owner":

1- Relativamente à sua posição, onde fica o rochedo com o perfil da face de "Poseidon"?

2- Qual a Ilha que pode ser vista à sua esquerda?

 

To log this EartCache, get to th GZ, turn towards the cliff and answer the following questions (send private message to owner):

1- Where is located the rock with "Poseidon´s" face?

2- Which azorean island is located on your left?

 

Para logar a Cache terás de escalar a Montanha do Pico. É uma caminhada difícil, devendo-se respeitar todas as recomendações e regras descritas em...http://parquesnaturais.azores.gov.pt/pt/pico/o-que-visitar/centros-de-interpretacao/casa-da-montanha

A subida à Montanha do Pico é limitada a 200 pessoas. No Verão convém ligar para a Casa da Montanha para evitar filas de espera e perda de tempo.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

14 Logged Visits

Found it 13     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 31 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.