Skip to content

<

Filões na Praia da Madalena

A cache by joaogafernandes Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 09/01/2017
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation
Filões na Praia da Madalena

!!!Atenção!!!

Antes de iniciar a Earthcache, verifique se estão reunidas as condições de segurança relativamente à ondulação! NÃO ACEDER ÀS COORDENADAS PUBLICADAS EM DIAS DE FORTE AGITAÇÃO MARÍTIMA!
O local da Earthcache fica submerso aquado maré cheia, por isso é fundamental que a façam em maré baixa. Pode consultar as marés do local aqui.

 

Para reclamar esta Earthcache como encontrada terá que me enviar um mail com as respostas às seguintes perguntas:

1- Qual o comprimento do maior filão existente nas coordenadas publicadas?

2- Qual a espessura do maior filão existente nas coordenadas publicadas?

3- Que tipo de filão é possível observar?

4 - Descreva de forma sucinta e por palavras suas como se formou este fenómeno.

5 - Fotos desta bela praia são sempre bem vindas.

 

________________________________

 
FILÕES E MASSAS DE PEGMATITOS, APLITOS E APLITO-PEGMATITOS

Os filões e massas de aplitos e pegmatitos representam a porção mais hidratada e de cristalização mais tardia de um magma. Nos últimos estádios da cristalização magmática os magmas residuais são enriquecidos em voláteis tais como água, flúor e boro. Podem ainda conter outros elementos químicos que não entraram na estrutura dos minerais já formados e que, por isso, se concentraram neste magma residual, tais como Be e Sn, entre muitos outros. Como resultado disso, a partir do magma residual podem cristalizar minerais raros em que estes elementos são constituintes essenciais, tais como berilo (silicato de alumínio e berílio), cassiterite (óxido de estanho), topázio (silicato de alumínio e flúor) e turmalina (silicato complexo com boro, ferro e sódio).


Os pegmatitos e aplitos têm composições muito diversas, mas a maioria tem composição granítica, com quartzo, feldpato potássico e albite, designando-se então de pegmatitos graníticos. É o caso dos pegmatitos e aplitos que ocorrem na área do Parque (ilustrado na fotografia da direita).

Num mesmo filão pode co-existir preenchimento aplítico e pegmatítico, com a porção pegmatítica na zona central e uma zona aplítica na periferia ou vice-versa.


FILÕES DE QUARTZO

 

Nas fracturas podem circular soluções aquosas quentes (fluidos hidrotermais), de origem magmática ou outra, permitindo a precipitação de minerais que, assim, constituem os chamados filões hidrotermais. Estes são, em geral, consideravelmente mais longos que espessos (tipicamente, 100 a 1000 vezes).

A circulação de fluídos enriquecidos em sílica permite a formação de filões e filonetes de quartzo. Eles encontram-se, por vezes, a preencher zonas de falha. O movimento ao longo da falha provoca esmagamento do material silicioso, dando-lhe, dessa forma, um aspecto de brecha. Ao quartzo associam-se, por vezes, óxidos de ferro ou sulfuretos disseminados.


FILÕES DE ROCHAS BÁSICAS

Magmas de composição básica, também preenchem, frequentemente, fracturas nas rochas graníticas, originando filões com uma coloração escura que é devida à abundância de minerais ferromagnesianos (como piroxena, anfíbola, biotite, etc). A sua textura é claramente mais fina do que a de rochas ígneas plutónicas, como os granitos. Tal deve-se ao facto da sua cristalização, embora tendo lugar em profundidade, ser mais rápida do que nos granitos. Na verdade, os magmas de natureza básica, ao arrefecerem, iniciam a sua cristalização a temperaturas mais elevadas do que os magmas graníticos e, além disso, se intruirem fracturas da parte superior da crusta tendem a arrefecer mais rapidamente devido ao contraste térmico com as rochas encaixantes.
Devido à sua composição rica em minerais ferromagnesianos, estas rochas são facilmente meteorizadas, pois tais minerais são mais susceptíveis à alteração do que o quartzo e o feldspato potássico. Será, por essa razão, de prever que um filão de rocha básica se apresente mais alterado do que a rocha granítica envolvente.

 

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.