Nunes, J. (2006). Geodiversidade, Património Geológico e Geomonumentos. Universidade dos Açores. in http://sustainabilitywithus.blogspot.pt/2010/01/patrimonio-geologico-e-geomonumentos.html por Cristina
PATRIMÓNIO GEOLÓGICO DO PORTO SANTO
O Porto Santo é caracterizado pela sua grande e rica diversidade geológica, do ponto de vista científico, turístico, didático, caraterísticas que conferem a este destino turístico uma geomorfologia muito peculiar, albergando formações geológicas únicas.
Este conjunto de Eartcaches faz parte do da lista dos 20 geosítios de interesse geológico no Porto Santo:
in http://www.visitportosanto.pt/pt-pt/o-porto-santo/natureza/patrimonio-geologico-do-porto-santo
O Geoparque do Porto Santo oferece um conjunto de sítios de relevância geológica
(geossítios) de relevo, de especial importância científica, raridade e beleza,
representativa desta ilha e da sua história geológica.
Do ponto vista geológico, a ilha do Porto Santo é formada por um conjunto de
complexos vulcânicos de composição diferenciada, nas zonas Nordeste e Sudoeste e por
rochas sedimentares que ocupam a parte central e a costa Sul.
É uma ilha relativamente plana com alguns relevos, sendo o mais elevado o Pico do
Facho, com 517 metros Na região centro-ocidental apresenta uma área aplanada, com
depósitos eólicos areno-calcáricos, a qual separa os relevos vulcânicos da parte ocidental
e
oriental.
A costa sudeste é baixa e arenosa, as restantes costas são relativamente escarpadas
formando arribas geralmente inacessíveis, onde se pode observar um conjunto de filões
imponentes.

Nome: Porto das Salemas
Significado de Salema
substantivo feminino[Ictiologia] Nome de dois peixes marinhos, da família dos Hemulídeos (Anisotremus virginicus e A. bicolor).[Antigo] Variação de salamaleque.Salema-rajada: variedade de salema (Anisotremus bicolor).Etimologia (origem da palavra salema): do árabe hallama.
O Porto das Salemas é um dos tesouros mais bem escondidos da costa norte da ilha do Porto Santo. O Porto das Salemas é uma pequena e maravilhosa enseada, muito bem escondida mas merecedora de uma visita. Sempre que passo no Porto Santo faço os possíveis para passar lá e usufruir da calma e das pequenas piscinas naturais que se formam no local.
O Porto das Salemas localiza-se no setor N da ilha do Porto Santo, mais especificamente na Camacha. As arribas abruptas desta costa são constituídas por formações vulcânicas piroclásticas representadas por tufos, brechas e escórias (CACHÃO, 2009, não publicado) de natureza basáltica submarina, datadas do Miocénico inferior, segundo a Carta Geológica de Portugal, Folha da Ilha de Porto Santo, de FERREIRA & NEIVA (1996) in SILVA (2003). Os tufos encontram-se cortados por uma densa rede filoniana de rochas magmáticas extrusivas resultantes da consolidação de lava no interior das condutas que alimentaram um importante campo de vulcões à superfície, há muito erodidos (CACHÃO, 2009, não publicado). Os filões são corpos magmáticos, de forma tabular, resultantes do preenchimento de fraturas existentes nas rochas, produzidas devido às tensões e pressões originadas pela intrusão magmática (CACHÃO, 2009, não publicado). A sua atitude e dimensões são variáveis, podendo apresentar espessuras que variam entre poucos milímetros (filonetes) a alguns metros, estendendo-se desde alguns metros até quilómetros e por vezes ramificam-se (CACHÃO, 2009, não publicado). Neste local nota-se o crescimento da ilha causado pela intrusão da lava (CACHÃO, 2009, não publicado).

A LITOLOGIA DOMINANTE
A componente terrígena está representada pelos hialoclastitos originados aquando da formação da ilha, na fase de montanha submarina.
Conjuntos de filões
As arribas abruptas da costa N e NO apresentam formações vulcânicas piroclásticas (formações vulcânicas características de erupções explosivas) representadas por tufos, brechas e escórias, tal como encontramos nos Morenos.
Os tufos encontram-se cortados por uma densa rede filoniana de rochas magmáticas extrusivas que correspondem à consolidação de lava no interior das condutas que alimentaram um importante campo de vulcões superficiais, há muito erodidos.

Os filões são corpos magmáticos, de forma tabular, resultantes do preenchimento de fracturas existentes nas rochas, fracturas estas produzidas devido às tensões e pressões originadas pela intrusão magmática. A sua atitude e dimensões são variáveis, podendo apresentar espessuras que variam entre poucos milímetros (filonetes) a alguns metros, estendendo-se desde alguns metros até quilómetros.
A sua espessura nem sempre é constante e, por vezes, ramificam-se.
Os geodes ou geodos (do grego, geoides, terroso) são formações rochosas que ocorrem em rochas vulcânicas e ocasionalmente em rochas sedimentares. São essencialmente cavidades que se formam nas rochas, apresentando-se revestidas por formações cristalinas, muitas vezes apresentando a forma de faixas concêntricas. O exterior dos geodes mais comuns é geralmente constituído por calcário, enquanto que o interior contém cristais de quartzo e/ou depósitos de calcedónia. Outros geodes apresentam-se completamente preenchidos com cristais, apresentando-se como uma massa sólida, e tomam o nome de nódulos.
Os geodes podem formar-se em qualquer cavidade enterrada. Estas cavidades são geralmente bolhas de gás no interior de rochas ígneas, bolsas sob as raízes de árvores, vesículas em lava após uma erupção vulcânica ou mesmo tocas de animais. Com o tempo, a parede externa da cavidade endurece, e os silicatos e carbonatos dissolvidos depositam-se na superfície interior; o fornecimento lento de constituintes minerais pelas águas subterrâneas ou por soluções hidrotermais, permite a formação de cristais no interior da câmara oca. Ao longo de milhões de anos após a sua formação, o geode regressa à superfície através de processos geológicos correntes.
O tamanho dos cristais, bem como a sua forma e tonalidade, são variáveis, tornando cada geode único. Alguns são límpidos como cristais de quartzo e outros contêm cristais púrpura de ametista. Outros podem conter ágata, calcedónia ou jaspe. Não se pode dizer como é o interior de um geode até que seja cortado ou partido, de forma a expor o seu interior.
Para que o teu log seja considerado é necessário responderes às seguintes questões:
1 - A areia da praia de porto das salemas é toda do mesmo mineral?
a) Sim
b) Não
2 - Em termos de granulometria (tamanho dos grãos), a areia é :
a
a) Uniforme
b) Apresenta diversos tipos diferentes
3 -Ao desceres até à praia (fá-lo com maré baixa), nas rochas em redor consegues
encontrar algum Geode?
a) Sim
b) Não
4 - Consegue visualizar descontinuidade estratigráfica?
5- As rochas presentes neste local são na sua maioria:
a) Sedimentares
b) Metamórficas
c) Vulcânicas
6 - Consegue ver fósseis presentes nas rochas do GZ?
7- Quais as cores predominantes presentes nos filões?