Skip to content

This cache has been locked, but it is available for viewing.
<

EDM/EC10 - Dykes/Dique (Rio Tua)

A cache by our world is an earthcahe Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/09/2017
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Atenção 

Para fazer esta Earthcache, é necessário equipamento de mergulho e os devidos cuidados e normas de segurança para poder fazer o found. 

É uma cache potencialmente perigosa se não forem seguidas as normas de segurança de mergulho.

Não esquecer que o mergulho deve ser sempre feito acompanhado.

A cache poderá estar entre 8 a 10 metros abaixo do nível da água quando a barragem estiver no seu máximo.


A fim de reivindicar um found nesta EarthCache dirigiam-se às coordenadas fornecidas.

Aqui reúne os dados necessários para poderes responder às seguintes perguntas: 

1- Qual a cor da rocha hospedeira?

2- Qual a cor da rocha intrusiva?

3- Quantos diques podemos Observar?

4- Qual a espessura do menor e do maior dique observado?

5- Em que margem do rio podemos observar o fenómeno?

 


Se achas que tens as respostas correctas, faz o teu log de "found", e envie-me suas propostas de respostas através do meu perfil ou via messaging geocaching.com (Message Center), e entrarei em contato consigo em caso de problema.

Dykes/Dique




Dique (geologia)

Um dique em geologia, refere-se a uma formação ígnea intrusiva de forma tabular. A espessura é geralmente muito menor que as suas restantes dimensões e pode variar de alguns milímetros até muitos metros enquanto que a sua extensão lateral pode atingir muitos quilómetros.
Um dique é uma intrusão segundo uma fractura penetrante, significando isto que um dique atravessa camadas ou corpos rochosos pré-existentes, o que implica que um dique é sempre mais recente que a rocha em que está contido. Quase sempre apresentam grande inclinação ou inclinação próxima da vertical, mas deformação de origem tectónica pode provocar a rotação dos estratos atravessados pelo dique de tal forma que este pode tornar-se horizontal.
As intrusões conformes quase horizontais ao longo de estratos são chamadas soleiras intrusivas.
Os diques frequentemente ocorrem em enxames radiais ou concêntricos em redor de intrusões plutónicas ou junto de zonas de alimentação de vulcões.
Em termos de sua composição e textura, os diques podem variar de diabásicos ou basálticos a graníticos ou riolíticos. Os diques pegmatíticos são constituídos por rochas graníticas de grão muito grosseiro, e encontram-se muitas vezes associados com os últimos estádios de uma intrusão granítica ou com segregações metamórficas. Diques aplíticos são formados de uma rocha de grão fino com composição granítica.

Enquadramento Geológico

Nesse local ocorrem rochas que correspondem a tonalitos e granodioritos (com alguma variabilidade composicional) que designamos na nova carta geológica de 10 B Vila Real por granodiorito de S. Lourenço. Estas rochas estão associadas a granitos de duas micas de instalação sin-D3, que nesse local corresponde ao granito moscovítico-biotítico, de tendência porfiroide – Granito de Vilar de Maçada. Datações U-Pb obtidas em zircões e monazites, efectuadas em fácies graníticas semelhantes, na carta 11 C Carrazeda de Ansiães, dão idades entre os 316 e 324 Ma (R. Teixeira, A. Neiva e E. Gomes, VII CNG 2006).
Os tonalitos/granodioritos e os granitos de duas micas apresentam contactos magmáticos com aspetos de mingling muito típicos, que se observam de forma bem expressiva nos afloramentos do leito do rio Tua.

Os meus agradecimentos ao Berlaita pela elaboração da earthcache e ao Daniel Oliveira pela ajuda dada na elaboração da página desta Earthcache.

Esta Earthcache vai levar-vos a um local na linha do Tua onde podemos observar diversos fenómenos Geológicos dos quais eu destaco os Dykes.
Se estiverem atentos e não fizerem muito barulho podem observar as lontras que habitam junto aos Dyques.

Espero que se divirtam na conclusão desta Earthcache e desfrutem do rio Tua e da caminhada.


Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.