ZONA J
02/11 - Av. João Paulo II
A Avenida João Paulo II é a artéria por excelência que serve o bairro: nascendo a norte da Freguesia junto à esquadra, corre para sul e o seu eixo central atravessa todo o bairro terminando pouco depois da Praça Eduardo Mondlane.
O topónimo fixado na Zona J de Chelas pelo Edital de 16/11/1982 nasceu de uma proposta apresentada na Assembleia Municipal de Lisboa por Manuel Busquets de Aguilar que foi aprovada por unanimidade em reunião de 29/04/1982
João Paulo II que veio crismar como Avenida lisboeta as Ruas J4, J7, J9 e J11 da zona J de Chelas (incluindo o Impasse 11 J.7, 13 J.7 e 14 J.7).

Nasceu Karol Józef Wojtyła (Polónia/18.05.1920 – 02.04.2005/Itália), foi eleito Papa em 16 de Outubro de 1978, e escolheu o nome em homenagem ao seu antecessor, João Paulo I, sendo o 1º papa polaco e o 1º não-italiano desde 1522. Durante 27 anos exerceu o pontificado, que é o 3º mais longo da História da Igreja Católica, tendo visitado 129 países, beatificado 1340 pessoas e canonizado 483 santos, tendo ele próprio sido proclamado Beato em 1 de Maio de 2011.
João Paulo II fez 3 visitas apostólicas a Portugal – em 1982, 1991 e 2000 – , sempre em Maio e sempre com deslocação a Fátima, presidindo na última à beatificação dos pastorinhos Francisco e Jacinta. Em Lisboa esteve em 1991 e, em 2 de março de 1983 numa escala em Lisboa, em curso para a América Central, fez uma pequena homília para a multidão que o aguardava.
Fonte C. M. Lisboa
![]()

Situada na freguesia de Marvila em Lisboa, a Zona J de Chelas (atual bairro do Condado) cresceu com a necessidade de alojar pessoas vindas de bairros de barracas que na época sitiavam a periferia da cidade, bem como alojar pessoas das ex-colónias, tendo sido um dos marcos de referência das políticas de realojamento baseadas em bairros de habitação social.
As construções erguidas no bairro, apresentando grandes deficiências do ponto de vista arquitetónico e urbanístico, bem assim como de conforto, sem ligações ao resto da cidade rodoviárias ou de outra natureza, marcaram indelevelmente o destino da então designada ZONA J de Chelas, confinada a uma espécie de gueto isolado do resto da cidade de Lisboa e esquecida durante muitos anos pelas entidades públicas.
Atualmente a situação é bastante diferente e a abertura de vias a norte, Sul, Este e Oeste recentraram o bairro e tornaram-no inclusivo na malha urbana de Lisboa, contribuindo para um menor isolamento do local que hoje se apresenta totalmente transformado desde o início da sua construção em terrenos outrora baldios e povoados de rústicas quintas.
Este é um convite para testemunhares um pouco desta centralidade e também para conheceres o bairro malfadadamente conhecido como ZONA J de Chelas.

Apresento-vos o "J" da Zona J que é composto por 11 geocaches, mas tens resolver os seguintes enigmas antes de sair casa:
01/11 - 16ª Esquadra de Polícia
02/11 - Av. João Paulo II
03/11 - Praça Eduardo Mondlane
04/11 - Um “VG” no Bairro do Condado
05/11 - Igreja de São Maximiliano Kolbe
06/11-QT.ª dos Alfinetes-Azinhaga dos Alfinetes
07/11 - Clube Oriental de Lisboa – C.O.L.
08/11 - Vale Fundão, Bairro da PRODAC e ao fundo… o Tejo
09/11 - Rua Engº Cunha Leal
10/11 - J.F. de Marvila Posto de Limpeza Higiene Urbana – Bairro do Condado
Aqui como em qualquer bairro de uma cidade cosmopolita como Lisboa, deves acautelar a tua segurança, não te expondo desnecessariamente ao perigo, como por exemplo exibir bens de valor elevado. Desaconselha-se as visitas noturnas.
Here as in any neighborhood of a cosmopolitan city like Lisbon, you must guard your safety, not exposing yourself unnecessarily to danger, such as displaying goods of high value. It is not recommended for night visits.